Notícias

ICA recebe a visita da Força Aérea Americana

publicado: 20/02/2013 13:35

 




Nos dias 04 e 05 de fevereiro, o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) recebeu a visita de integrantes da Força Aérea Americana (USAF), interessados em conhecer os procedimentos realizados em relação às Cartas IFR e VFR.

[slideshow id=167]

Os representantes da USAF, o civil Scot Nowak e o Sargento Adrian González, que trabalham com Procedimentos de Navegação por Instrumento, foram recebidos pelo Diretor do ICA, o Coronel Aviador Ricardo Elias Cosendey, e pelo Chefe da Divisão de Operações, o Tenente-Coronel Julio Cesar de Souza Pereira e, em seguida, os visitantes, acompanhados pelo engenheiro cartógrafo Otávio Biscaia e pela tradutora Rafaela Peixoto, assistiram a um vídeo institucional no Auditório do Instituto, para que tivessem uma visão geral do trabalho realizado no ICA.

A jornada de atividades iniciou-se na Subdivisão de Procedimentos e Espaço Aéreo (DO-PEA), com a apresentação do Módulo de Elaboração de Procedimentos Aeronáuticos – FPDAM (sigla em inglês para Flight Procedures Design & Airspace Management), nova ferramenta que integra a elaboração de procedimentos e a estruturação do espaço aéreo a um banco de dados único de informações aeronáuticas.

Na sequência, o engenheiro Otávio, da Subdivisão de Serviços de Informação Aeronáutica (DO-SIA), explicou como ocorre a nomeação de Waypoints. Após essa fase inicial, foram apresentados os programas do Projeto AIM-BR (Projeto Gestão de Informações Aeronáuticas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro – SISCEAB), seção da DO-SIA, e como os dados são inseridos e integrados na base de dados. Neste momento, os americanos ficaram surpreendidos com a eficiência de nossa ferramenta, pois não conheciam programas que oferecessem a possibilidade de integração a partir de arquivos editados por diferentes operadores.

Para fechar o primeiro dia de visita, os representantes da USAF foram conhecer as dependências Subdivisão de Cartografia (DO-CAR). Na seção VFR, voltada para a produção e edição de base cartográfica, conheceram a seção de Fotogrametria e de ZPA, que atuam de maneira complementar, com compartilhamento de dados de levantamentos de campo.

Logo no início do segundo dia de visitação ao ICA, os americanos foram encaminhados à nova sala de aferição, da Subdivisão de Gerenciamento de NOTAM (DO-NOF), e conheceram como os questionamentos recebidos pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) são analisados de maneira a melhorar os produtos do ICA.

Na oportunidade foi mostrado como todas as informações são disponibilizadas virtualmente para que os usuários possam acessá-las mais facilmente. O Ten Carlos José Nogueira dos Santos apresentou as publicações do Instituto, em especial o ROTAER, que traz apenas aeródromos nacionais.

Em seguida, os visitantes conheceram como são confeccionadas as cartas visuais, sobretudo a WAC e a CAP, por meio da manipulação dos dados das feições do terreno.

De volta à seção do AIM-BR, o Sargento Firmino Freitas Reis Filho mostrou como as cartas são manipuladas de acordo com os parâmetros definidos no programa integrados com a plataforma AMS.

Ao fim da visita, Scot Nowak revelou ter ficado positivamente impressionado com a qualidade técnica dos trabalhos realizados no ICA.

Com larga experiência na área, tendo visitado quase todos os países da América Latina, com exceção da Costa Rica, Nowak afirmou que o sistema do Instituto de Cartografia Aeronáutica é, de longe, o mais eficiente. Ele reiterou, ainda, o convite de visita às instalações da Força Aérea Americana na Flórida em retribuição ao intercâmbio realizado no Instituto.



Fonte: ICA
Revisão: Telma Penteado (RJ 22794 JP) - telmatbp@decea.gov.br


Assunto(s): ICA Visita USAF