Notícias

ICA realiza o 3º curso de capacitação na ferramenta FPDAM

publicado: 05/01/2015 15:03

 




O Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) realizou, no período de 1º a 19 de dezembro de 2014, o 3º Curso de Capacitação na Ferramenta FPDAM, para cinco elaboradores de procedimentos do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) e dos Primeiro e Quarto Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I e CINDACTA IV), respectivamente em Brasília e Manaus.

O curso foi organizado para que estes elaboradores de procedimentos estejam em condições de atender às demandas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), assim como às necessidades da própria Organização Regional à qual pertencem.

Para garantir a segurança das operações aéreas, o DECEA tem como uma de suas ferramentas a elaboração de procedimentos de navegação aérea. Durante muitos anos, esta atividade foi realizada com a plotagem dos gabaritos de proteção e dos obstáculos artificiais diretamente sobre as cartas topográficas, em um trabalho totalmente artesanal, que demandava um considerável tempo para sua finalização.

Posteriormente, passamos a utilizar programas CAD, cartas digitalizadas e planilhas para a realização deste trabalho, trazendo mais agilidade e precisão à atividade. Foi um avanço, mas ainda era um processo descentralizado, carente de uma efetiva padronização.

Finalmente, chegamos ao momento em que passamos a utilizar o FPDAM, software instalado neste Instituto, que trouxe a necessária padronização, aumentou a precisão e reduziu o tempo necessário para a elaboração de procedimentos, mantendo os níveis de segurança necessários às operações aéreas.

A ferramenta FPDAM tem demonstrado toda a sua eficiência especialmente nos Projetos PBN conduzidos pelo DECEA, permitindo que trabalhos complexos sejam concluídos em tempo reduzido. O FPDAM começa agora a ser explorado para a elaboração de VAC, REA, REH e ATCSMAC. Este último passo fará com que todos os tipos de procedimentos de navegação aérea sejam elaborados dentro da mesma plataforma.

 

Fonte: ICA