Notícia Destaque

ICA publica a primeira edição da AIP empregando o Banco de Dados modernizado

O objetivo é centralizar e padronizar as informações essenciais para a aviação civil e militar


publicado: 17/08/2023 11:55

 




O Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) publicou uma reedição da Aeronautical Information Publication (AIP) a partir do seu novo Banco de Dados de Informações Aeronáuticas (Aeronautical Database - AeroDb), que tem como objetivo centralizar e padronizar as informações essenciais para a aviação civil e militar. A modernização dos dados representa um avanço significativo no gerenciamento e disseminação das Informações Aeronáuticas no Brasil.

A atualização engloba um conjunto de ferramentas orientadas por regras para importar e exportar dados, elaborar cartas aeronáuticas e dar suporte à transição do Aeronautical Information Service (AIS) para o Aeronautical Information Management (AIM), fornecendo o gerenciamento de dados aeronáuticos estáticos e dinâmicos estruturados e mantendo o conceito de dados dependentes do tempo.



A modernização do banco de dados faz parte do projeto AIM-BR, desenvolvido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e representa uma importante evolução no cenário da aviação civil brasileira. O projeto contempla a execução e otimização dos processos de solicitação de atualização/divulgação da Informação Aeronáutica para permitir o gerenciamento do processo de aquisição de informações, desde o recebimento dos dados brutos, passando pelo registro de sua existência, atribuição de funções para a validação e avaliação, finalizando com a atualização do banco de dados.

Para o Chefe da Subdivisão de Gestão da Informação Aeronáutica, Primeiro-Tenente Especialista em Informações Aeronáuticas Cesar Fagundes Monteiro, o novo banco de Informações Aeronáuticas do ICA é um passo significativo para o projeto AIM-BR e para a aviação brasileira como um todo. “Essa iniciativa coloca o Brasil em uma posição privilegiada de cooperação internacional, beneficiando os profissionais do setor e, principalmente, garantindo a segurança e a eficiência das operações aéreas no País e além de suas fronteiras”, declarou.

“A centralização das Informações Aeronáuticas proverá agilidade e elevará, ainda mais, a segurança na confecção dos produtos e na prestação dos serviços sob a responsabilidade deste Instituto”, afirmou o Diretor do ICA, Coronel Aviador Anderson Belchior Zuchetto de Castro.

Sobre a AIP

A AIP é um conjunto de informações disponíveis para os pilotos e preparada de acordo com as normas e métodos recomendados (Standard And Recommended Practices - SARPs) do Anexo 15 ao Convênio de Aviação Civil Internacional e com o Manual para os Serviços de Informação Aeronáutica (Doc. 8126 da Organização Internacional da Aviação Civil - OACI). É dividida em três partes: Generalidades (General - GEN), Em Rota (En Route - ENR) e Aeródromos (Aerodromes - AD), cada uma delas contendo seções e subseções correspondentes, que abrangem diferentes tipos de informações.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: 1T Fagundes
Edição: 2T Raphaela Martorano
Revisão: Cel Av Zuchetto e Maj Av Lopes


Assunto(s): ICA OACI SIRIUS DECEA