Notícia Destaque
ICA promove simpósio destinado a profissionais da aviação
Aberto pelo chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, o evento teve por objetivo difundir e esclarecer informações relacionadas às atividades e aos serviços da unidade.
Em sua apresentação, o diretor do ICA, Coronel Aviador Anderson Bechior Zuchetto de Castro, destacou as novidades da área operacional, entre elas, o aumento de produtividade das missões de campo do ICA, a atualização de cartas de rota e de área, a reformulação das Regiões de Informação de Voo (Flight Information Region - FIR) de Recife e Brasília e a implementação do projeto Cardeal Nordeste.
O oficial enfatizou a iminente migração da AeroDB (Aeronautical Database). "É de extrema importância que tenhamos uma única fonte de dados aeronáuticos. O início das operações deste banco está previsto para o mês de maio, estamos na fase final. A AeroDB vai concentrar todas as informações em um único banco. A partir daí, todas as informações disponíveis aos profissionais estarão em uma mesma localidade, o que garantirá mais segurança e precisão."
Ao longo do dia, os palestrantes do ICA abordaram temáticas relacionadas ao dia a dia dos participantes, em sua maioria profissionais da área operacional da aviação, tais como gestão da informação aeronáutica, procedimentos de navegação aérea, cartografia, topografia, divisões do espaço aéreo, solicitações de divulgação de informação aeronáutica, entre outros assuntos. No final do evento, seis militares do Instituto reuniram-se no palco do auditório para responder às perguntas dos participantes, promovendo um debate sobre os assuntos abordados no simpósio.
Participaram do evento representantes das organizações: AENA Brasil, Aeroportos Brasil, BH Airport, CCR, GRU Airport, Infraero Santos Dumont, Inframerica, Rede Voa, Rio Galeão, Salvador Airport, Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL), Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA), Petrobras, NAV Brasil, XNG Aviation, Grupo Especial de Inspeção em Voo e Serviço Aeropolicial da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.
A Cartografia Aeronáutica abrange o conjunto de estudos e operações técnicas para elaboração das cartas aeronáuticas padronizadas, destinadas à navegação aérea. No Brasil, a atividade é exercida pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), unidade subordinada ao DECEA que vem oportunamente incorporando inovações tecnológicas nos processos de gestão e desenvolvimento destes produtos.
De posse destas cartas, geridas, desenvolvidas e atualizadas regularmente pela organização, as aeronaves obtêm a orientação espacial adequada para cruzar os céus, com segurança e eficácia, ao longo dos cerca de 22 milhões de km² de espaço aéreo sob responsabilidade brasileira.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA Texto: Daniel Marinho Fotos: Sgt Raeder Revisão: 2T Raphaela Martorano