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ICA promove I Workshop sobre Cartas Aeronáuticas Visuais

publicado: 17/11/2014 09:41

 




O Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) realizou, nos dias 11 e 12 de novembro, o primeiro Workshop sobre Cartas Aeronáuticas Visuais, em seu auditório no Rio de Janeiro, com o objetivo de estabelecer um canal de comunicação entre os usuários de cartas visuais e o ICA.



O evento contou com a participação de representantes do Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), da Academia da Força Aérea (AFA) e do Instituto de Estudos Avançados (IEAv).  O chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP), Brigadeiro do Ar Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira, fez a abertura do evento, destacando a integração do ICA com o COMGAR e o Departamento de Ensino da Aeronáutica (Depens).

“Trilhamos uma caminhada em duas direções, atender o usuário militar e reduzir a impressão de cartas em papel”, disse em alusão ao Projeto de Redução de Impressão (REDIMP) em andamento no SDOP, cuja finalidade é a diminuição do número de impressões de cartas aeronáuticas.

Aos pilotos, o Brigadeiro Gustavo falou sobre as novas tecnologias, como o uso do tablet em voo, mas fez uma ressalva: "Desde que não se deixe de lado o relógio, a bússola e o mapa. Temos que saber usar o arco e a flecha, só faz isso quem aprendeu a navegar. Ficar a mercê da tecnologia traz vulnerabilidade, tem que balancear as duas coisas”, enfatizou.

O Chefe do SDOP esclareceu ainda que o objetivo no evento era o de entender a necessidade do usuário de cartas visuais para oferecer um produto de acordo com a demanda.

A Engenheira Cartógrafa Camila Basseto Guedes, da Seção de Planejamento de Informação Aeronáutica (DPLN-4 / SDOP) e parte integrante da organização do evento, ratificou a informação descrita pelo Brigadeiro Gustavo. “Este evento surgiu para que o ICA entenda melhor o tipo de uso que o COMGAR faz das cartas visuais, para que o processo produtivo seja ajustado para atendê-los da melhor forma possível”.

Em seguida, o Coronel Aviador Augusto Cesar de Souza Trindade, Diretor do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), falou da importância de um evento tão singular para a Organização, e fez um retrospecto sobre o processo de produção de cartas visuais, antes baseado em fotos, que hoje estão totalmente digitalizadas em banco de dados. Ele falou ainda sobre o equipamento utilizado pelo ICA para receber dados, imagens e informações com maior precisão possível.

“Estamos há 31 anos trilhando o futuro. Os produtos do ICA estão inseridos em todas as etapas de voo, desde a navegação visual por instrumentos, taxi e pouso. As cartas são utilizadas para a atividade fim da Força Aérea”, completou.

Em sua apresentação, o Cel Trindade descreveu os trabalhos e projetos desenvolvidos pelo Instituto enfocando, principalmente, o funcionamento da Divisão de Operações, que engloba importantes setores: Subdivisão de Cartografia, Subdivisão de Serviços de Informação Aeronáutica, Subdivisão de Procedimentos e Espaço Aéreo e Subdivisão de Gerenciamento de NOTAM.

O Diretor do ICA falou ainda sobre as cartas de navegação visual (VFR) e por instrumento (IFR), que dividem-se com relação à escala: a Carta Aeronáutica Visual (World Aeronautic Chart - WAC), na proporção de 1:1.000.000; as Cartas de Navegação Visual (CNAV) e Carta Imagem de Navegação Visual (CINAV), na proporção de 1:500.000; e a Carta Aeronáutica de Pilotagem (CAP), na proporção de 1:250:000.

Em seguida, a Tenente QOCON CGR, Solange Picanço Souza Lima, descreveu delhadamente como funciona o processo de confecção e atualização das cartas VFR.

Na parte da tarde, foi a vez dos representates do COMGAR, da aviação de transporte, aviação de caça, aviação de reconhecimento, aviação de busca e salvamento, aviação de patrulha e aviação de helicóptero, apresentarem seu uso das cartas visuais.

No segundo dia de palestras, o Primeiro Tenente Engenheiro Gabriel Dietzsch, apresentou as novas possibilidades de fornecimento de cartas aeronáuticas visuais para as operações aéreas, com simplificação do processo de atualização de feições, redução da quantidade de elementos cartográficos e inserção de outras informações aeronáuticas que não são atualmente colocadas, como por exemplo, a TMA. Em seguida houve uma reunião de coordenação com o objetivo de otimizar o atendimento quanto ao fornecimento de cartas aeronáuticas visuais.

Durante o evento, foi aplicado um questionário com os participantes para verificação de que cartas são mais utilizadas e em que proporção, a fim de que seja feito uma adequação demanda x produção. O resultado será analisado posteriormente para dar apoio à tomada de decisão. A ideia é que esta sondagem seja ponto de partida para aplicação em uma amostra maior.

Por fim, a Capitão Engenheira Cristiane de Barros Pereira, fez um debriefing, onde destacou as principais conclusões do workshop:

- criação de um Grupo de Trabalho (GT) com integrantes do COMGAR, IEAv e ICA para consolidar os assuntos relacionados à disponibilização das cartas e demais publicações;
- estabelecer proposta para solicitações de produtos variados e submeter a apreciação do GT;
- instituir um processo de divulgação dos produtos originados pelo ICA.

O Diretor do ICA, Cel Trindade, agradeceu a presença de todos, destacando o alto nível de discussão e detalhamento durante o workshop, com o objetivo de atender as unidades aéreas e a sociedade. “Parabéns pela participação, as portas estão abertas”, finalizou.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA
Reportagem: Gisele Bastos (MTB 3833 PR) – giselegclb@decea.gov.br
Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista (RJ 201930 RF) – perezlepb@decea.intraer
Fábio Maciel (RJ 33110 RF) - fabiofrm@decea.gov.br