Notícias

ICA e GEIV realizam Passagem dupla de Cargo

publicado: 04/02/2013 16:43

 




Na manhã da sexta-feira, dia 25 de janeiro, o pátio do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) foi palco de um evento duplo de Passagem de Cargo.

[slideshow id=169]

Em cerimônia militar presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes, o Diretor do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), Coronel Aviador Cláudio Luiz Rocha Carneiro passou o cargo ao Coronel Aviador Ricardo Elias Cosendey e o Comandante do GEIV, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Moraes de Oliveira passou o Comando para o Tenente-Coronel Aviador Eduardo Miguel Soares.

Em seu Discurso de Despedida do ICA, o Coronel Cláudio ressaltou os muitos avanços realizados. “Propusemos uma profunda reformulação da estrutura orgânica, o que possibilitou a percepção da Organização da maneira como ela foi concebida: como Instituto de pesquisa e desenvolvimento dos serviços de Cartografia Aeronáutica e de Informação Aeronáutica do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Além disso, fomos também assistidos na proposta de transformar o Instituto como órgão central sistêmico desses serviços, deslocando o histórico emprego do ICA como termo puro da produção cartográfica aeronáutica para uma aplicação de coordenação tática e de assessoramento estratégico de alto nível”.

“Não obstante todo o sucesso auferido”, prossegue o Coronel, “sei que há muito o que se fazer na consolidação dessas mudanças e na obtenção de outras igualmente importantes. Tal passa agora a ser o desafio dos mais novos e a esperança daqueles que, como eu, anseiam testemunhar um futuro de brilho cada vez maior para o Instituto de Cartografia Aeronáutica”.

Ao Coronel Cosendey, o Coronel Cláudio desejou os melhores votos. “Desejo muita sorte ao meu substituto em seu Comando, pois competência já demonstrou ter de sobra. Também desejo que as mãos de Deus sejam para ele tão abençoadas e misericordiosas como foram para mim”.

Por fim, ao próprio ICA, ele ofereceu seus sinceros agradecimentos pela acolhida repleta de “carinho e lealdade”. “Desejo a essa tão nobre Organização da querida Força Aérea um longevo sucesso, repleto de muitas realizações e felicidades”.

Mais adiante, em seu discurso de despedida, o Tenente-Coronel Moraes ressaltou a alegria de ter trabalhado no GEIV. “Aqui passei um terço da minha vida profissional, conheci efetivamente os integrantes do Grupo, seus valores, seus anseios e sonhos. Fiz grandes amizades e aprendi a compreender e respeitar as peculiaridades dessa grande Organização”.

“Neste momento”, prossegue ele, “encerro mais uma etapa da minha carreira e entrego o Comando do GEIV com muita satisfação e orgulho, pois percebi que o objetivo mais importante foi alcançado. O Grupo cumpriu a sua missão institucional, com a média de mil inspeções em voo realizadas a cada ano, pôde garantir a qualidade operacional do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. E tudo isso só foi possível graças à dedicação e ao profissionalismo de seus integrantes, militares entusiasmados e plenamente conscientes da importância de sua missão para a segurança da Navegação Aérea em todo o País”.

Ao seu sucessor e “amigo de longa data”, o Tenente-Coronel Moraes desejou “muita tranquilidade no Comando” e a sorte que teve, “pois competência você já demonstrou que tem o suficiente”.

Por fim, o DGCEA proferiu palavras tanto aos Oficiais quanto ao efetivo.

Abrindo seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Mendes dirigiu-se aos efetivos do ICA e do GEIV. “Sem tropa, não há Comandante, não há missão. Sem uma boa tropa nada se consegue além de um punhado desorganizado de pessoas. É necessário que tenhamos uma boa tropa, um bom Comandante. Aí, sim, teremos certeza da missão bem cumprida”.

“Agradeço aos efetivos pelo apoio incondicional e pela confiança em seus Comandantes. É o grupo que faz a diferença”, disse o DGCEA, revelando-se plenamente satisfeito com o trabalho de ambos os grupos.

Falando aos Oficiais que deixam o cargo – Coronel Cláudio e Tenente-Coronel Moraes – o DGCEA teceu elogios às suas atuações. “Agradeço à dedicação, às iniciativas e empenhos desprendidos na busca da melhor performance dos efetivos de suas Unidades. Tenham a certeza absoluta que seus esforços serão recompensados”.

“Agradeço ao Coronel Cláudio por ter dado início ao processo de modificação estrutural do ICA, o que é muito importante para o futuro da Unidade e para a missão do DECEA como um todo”.

“Agradeço ao Tenente-Coronel Moraes não só pela condução das atividades normais de uma Unidade, mas pela maneira como soube conduzir o processo de substituição das futuras novas aeronaves do GEIV”.

Assim, o Tenente-Brigadeiro Mendes desejou sucesso a ambos em suas novas missões.

Ao militares que assumem os cargos, ele desejou “o sucesso que merecem. Estaremos prontos a colaborar com o que for possível”.

“Contem com nossa amizade, respeito e com a estrutura do DECEA”, concluiu.





Assessoria de Comunicação Social (ASCOM/DECEA)
Texto: Telma Penteado (RJ 22794 JP) - telmatbp@decea.gov.br
Fotos: ICA