Notícias
I Fórum de Software Livre do Comando da Aeronáutica
O Comando da Aeronáutica, por meio do Centro de Computação da Aeronáutica de Brasília (CCA-BR), realizou, nos dias 26 e 27 de novembro de 2008, seu primeiro fórum de software livre. Neste evento foram enfatizados temas que visam à motivação dos gestores de tecnologia da informação para implantação ou migração para um ambiente em software livre.
O evento foi realizado no edifício anexo do Comando da Aeronáutica, - Esplanada dos Ministérios, com uma programação diversificada e apoio de vários órgãos do governo federal e do Distrito Federal, que juntos se propuseram a analisar os avanços das tecnologias livres e as vantagens do uso e disseminação desse novo modelo.
A abertura do Fórum contou com a presença do Ten Brig Ar Ramon Borges Cardoso (Diretor-Geral do DECEA), Gen de Brigada Marconi dos Reis Bezerra (Assessor Especial do Departamento de Ciência e Tecnologia do Comando do Exército), Sr. Rogério Santana dos Santos (Secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento), Prof Renato da Silveira Martini (Presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação da Casa Civil da Presidência da República), Sr Augusto César Gadelha Vieira (Secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia), Sr. Marcos Vinícius Ferreira Mazoni (Diretor-Presidente do SERPRO), Sr. José Bueno de Oliveira (Diretor de Tecnologia da Informação do Ministério da Educação), Sra. Clarice Coppetti (Vice-Presidente de Tecnologia da Informação da Caixa Econômica Federal).
O diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni, ressaltou a importância da modernização das Forças Armadas, destacando que isso deve passar pelo compartilhamento de conhecimentos, para que haja o efetivo alcance da soberania tecnológica. “O acesso à tecnologia, o compartilhamento do conhecimento, a adoção de padrões abertos e a difusão de soluções em software livre são ações que pavimentam o caminho para a inovação, a independência tecnológica e o desenvolvimento econômico e social do país", argumentou Mazoni.
Clarice Coppetti, da Caixa Econômica Federal, parabenizou a Aeronáutica por ter assinado o Protocolo Open Document Format - ODF Brasília, documento público de intenção para adoção de formatos abertos, que garante a troca de documentos entre os órgãos de forma efetiva. Clarice fez referências ao trabalho da CEF de compartilhar avanços e implementações na área de TI do governo brasileiro.
Para Eduardo Bueno, do MEC, o "software livre é uma questão de soberania. O ministério trabalha com esta tecnologia há bastante tempo. Exemplo são as práticas pedagógicas nas escolas públicas com a entrega de computadores com software livre, desde 1995".
Na opinião de Augusto Gadelha, do MCT, o software livre tem a semente do trabalho colaborativo com resultados fantásticos. "Iniciativas para que o software livre seja amplamente utilizado devem ser incentivadas para que seu uso seja amplamente efetivado no âmbito governamental".
O presidente do ITI, Renato Martini, salientou que este é um momento de reflexão, análise e compartilhamento de idéias. "Devemos aproveitar este espaço de caminhada na autonomia dessa nova fronteira para atingirmos, neste mundo cibernético, o domínio da informática".
Rogério Santanna, secretário da SLTI, citou que este ano de 2008 é o ano estratégico na área de tecnologia. "O mundo que virá exigirá cooperação científica, tecnológica e o compartilhamento será fundamental. Um país, para ter autonomia, precisa ter autonomia científica e tecnológica. Cada vez mais a sociedade moderna depende dos sistemas de informações, por isso é importante que eles sejam abertos, com o objetivo de termos uma sociedade mais transparente e democrática".
O General Marconi Bezerra disse ser este um estímulo ao uso e difusão do software livre para o aprimoramento do conhecimento tecnológico, além de promover um ambiente favorável à troca de experiências e compartilhamento entre os órgãos públicos.
O anfitrião, Tem Brig Ramon, encerrou a solenidade de abertura, dizendo que conhecimento, desenvolvimento, tecnologia e soberania devem ser trabalhadas em conjunto para que possamos atingir a soberania plena como Nação.
Na ocasião, foi assinado o acordo de colaboração entre o Exército e a Aeronáutica para o desenvolvimento de tecnologia e disponibilização do Sistema Gerenciador Eletrônico de Documentos, o Sicadex.
O Fórum promoveu uma ampla discussão acerca de experiências, casos de sucesso e projetos de diferentes organizações que se beneficiaram com esta tecnologia. E ainda, com a participação de representantes do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Forças Auxiliares do DF, Banco do Brasil, Caixa, TCU, SERPRO, DataPrev, ITI e Câmara Legislativa do DF, promoveu um estreito intercâmbio de conhecimentos entre profissionais dessa área.
A programação do evento, o resumo das palestras e os currículos dos palestrantes podem ser conferidos no site: www.aerolivre.aer.mil.br