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HELICONTROL: segurança e fluidez no controle de helicópteros em São Paulo
Único no mundo, serviço é desenvolvido pela FAB por meio do DECEA
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), desempenha um papel crucial na garantia da segurança dos voos no País. A organização reúne recursos humanos, equipamentos e infraestrutura com a missão de prover a segurança e a fluidez da navegação aérea.
Único no mundo, o sistema HELICONTROL, desenvolvido pela FAB por meio do DECEA, é operado na Torre de Controle de Congonhas. Em 2024, o HELICONTROL atendeu mais de 30 mil helicópteros, apresentando um crescimento de cerca de 20% em relação ao ano anterior, sem registros de incidentes ou acidentes aeronáuticos, confirmando a eficiência do sistema adotado. Equipado com avançados sistemas tecnológicos, o serviço é integrado com a Torre de Controle de São Paulo para otimizar a circulação aérea.
O Brasil é um dos maiores detentores de frota de helicópteros do mundo, com mais de duas mil aeronaves, segundo dados da Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (ABRAPHE). Somente a cidade de São Paulo registra, em média, cerca de 2.200 pousos e decolagens por mês.
A área de controle de helicópteros da Torre de Controle de São Paulo foi uma solução criada em 2004 pelo DECEA, como uma alternativa para viabilizar o crescente número de operações de helicópteros nesta porção do espaço aéreo. “A implantação do HELICONTROL visa a convivência harmônica entre a circulação de helicópteros e a de aeronaves de asas fixas no aeroporto de Congonhas, promovendo segurança e eficiência ao serviço de tráfego aéreo e aos usuários”, destaca o Comandante do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), Coronel Aviador Fábio Lourenço Carneiro Barbosa.
A área de São Paulo conta com 54 Km2 ao norte de Congonhas e possui regulamentação estabelecida pelo DECEA por meio das regras específicas para voo na área de controle de helicóptero (CIRCEA 100-116).
Os controladores de tráfego aéreo contam com softwares, ferramentas e auxílios mais complexos, como o Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITARIO); o Controle Total da Informação de Tráfego Aéreo (TATIC) – que é um sistema para inserção das informações dos voos; e as facilidades da comunicação por meio do Sistema de Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão (ADS-B) – sistema pioneiro desenvolvido pelo DECEA.
Assessoria de Comunicação Social - ASCOM DECEA
Texto: Denise Fontes
Fotos: Fábio Maciel
Vídeo: ASCOM
Revisão: Cap Av Rodrigues