Notícia Destaque

Projeto ACD-M entra em fase de validação operacional em GRU

publicado: 05/08/2020 15:16

 




CISCEA avança na implementação do projeto ACD-M no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

 

O projeto A-CDM (Airport Collaborative Decision Making), gerenciado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), entrou, no dia 03 de agosto, na fase de validação operacional chamada Endurance.

Nessa fase, o sistema e os processos operacionais são extensivamente testados e ajustados, com a participação das companhias aéreas e demais operadores de aeronaves. O Endurance está dividido nas etapas de Familiarização, Maturação e Consolidação.

O Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU) foi escolhido para ser o pioneiro no Brasil a implementar o conceito A-CDM, que tem previsão de entrar em operação em novembro deste ano. Após a implementação, nenhum voo partirá de Guarulhos sem a utilização dos procedimentos A-CDM previstos.

O conceito A-CDM tem como objetivo melhorar a eficiência operacional, previsibilidade e pontualidade dos voos, tanto do lado do gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo (ATM, do inglês Air Traffic Management), como os processos operacionais das operações de chegada, turn-round e partida dos voos, mediante a tomada de decisões colaborativas.

No Brasil, a implementação do A-CDM, por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), foi viabilizada a partir de um acordo assinado pelo DECEA e pela EUROCONTROL em 2015. Na ocasião, fora acordada a cooperação entre as duas organizações para a otimização do intercâmbio de informações e dados operacionais de voos entre América do Sul e Europa, sobretudo no que tange à colaboração para o Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM – Air Traffic Flow Management).

“A implantação do projeto A-CDM trará uma total integração entre os elos de controle do SISCEAB e a comunidade Aeronáutica: CGNA, Aeroportos, Companhias Aéreas e torres de controle, tornando a comunicação e gestão do tráfego aéreo mais rápida e eficiente.” Falou o Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga.

A ideia de implantar o conceito A-CDM em Guarulhos surgiu por ser o aeroporto mais movimentado do país, a principal porta de entrada pelo modal aéreo, além de ser um dos principais hub (plataforma giratória de voos ou centro de conexão) da América Latina, cujas operações impactam em diversos países.

Assim, um acordo de cooperação coletiva foi assinado em 2017, envolvendo o Aeroporto de Guarulhos (SP), o DECEA e todas as companhias aéreas que operam no local, em prol de uma otimização operacional do equipamento e, assim, também das empresas envolvidas.

“Para o DECEA, é um orgulho enorme poder trazer para o Brasil o conceito A-CDM, oriundo de um acordo de cooperação com o EUROCONTROL. Ainda em 2020 teremos o primeiro aeroporto A-CDM da América Latina. Isso deixa claro o elevado patamar de eficiência e segurança buscado a todo instante pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo”, declarou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues.

Para conhecer mais sobre o projeto do A-CDM, acesse www.acdm.com.br

 

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA.

Fonte: CISCEA e Saipher Edição: 1º Ten JOR Myrian Bucharles Aguiar e Silva


Assunto(s): DECEA #ACD-M