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Grupo Especial de Inspeção em Voo testa integração entre radares embarcado e de solo

publicado: 19/07/2016 14:10

 




Testes realizados sobre Deodoro, Engenhão, Maracanã, Copacabana e Barra da Tijuca fazem parte da preparação final para os Jogos Olímpicos

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O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) realizou, na quarta-feira (13/07), os testes dos radares primários e secundários das áreas de controle terminal do Rio de Janeiro em operação conjunta com o radar aeroembarcado da aeronave E-99, do Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAv).

Subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o GEIV é responsável por testar, aferir e calibrar os equipamentos de auxílio à navegação aérea instalados em aeroportos de todo o País.

Os testes foram realizados em Deodoro, Engenhão, Maracanã, Copacabana e Barra da Tijuca, localizadas nas áreas proibidas, indicada pela cor vermelha, onde o tráfego de aeronaves, no período dos Jogos Olímpicos, só será permitido mediante autorização do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA).

“Durante a inspeção, foi avaliado o funcionamento do radar a bordo do E-99 em sua operação integrada com os radares de superfície da área de interesse das Olimpíadas. Enquanto acompanhava a trajetória do avião de inspeção, o controlador de tráfego aéreo em solo avaliou a qualidade e a confiabilidade das informações  resultantes da integração, visualizadas na console radar”, explica o Capitão Aviador Raphael Osório de Oliveira, da Subseção de Programa e Controle do GEIV.

A utilização de radar móvel aeroembarcado é fundamental para assegurar a varredura de todo o espaço aéreo, no caso da possibilidade de aeronaves voarem a baixa altura e não serem detectadas por radares em terra.

Participação do GCC - A inspeção teve também o apoio da Célula de Operação Local (COL) do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), criada para as Olimpíadas. Instalada no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL), a COL tem a função de prover pronta resposta às ações de defesa aérea.

Foi possível testar a integração do radar da aeronave E-99 com os demais radares da terminal do Rio de Janeiro, além de checar as frequências de defesa aérea nas áreas vermelhas.

Grandes eventos – O GEIV participou dos voos de inspeção dos radares que vão apoiar o controle do espaço aéreo durante os Jogos Olímpicos, garantindo a confiabilidade dos auxílios de navegação aérea. De acordo com o comandante do GEIV, Tenente-Coronel Aviador Marcelo de Lima Pinheiro, a unidade atua em todo o País, cumprindo cerca de 1.000 inspeções durante o ano, ao longo de 3.400 horas de voo, em média. “Precisamos ter certeza que os auxílios estão funcionando corretamente, o tempo inteiro. Nossas missões são planejadas de acordo com as necessidades específicas de cada equipamento, seja verificação periódica ou por motivos especiais”, esclarece o oficial.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes – Jornalista
Fotos: Luiz Perez