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Grupo AdHoc FIR Atlântico desenvolve estudos e avança rumo a implementação do PBCS
O conceito PBCS - uma iniciativa do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) - será aplicado no controle de tráfego aéreo e baseia-se na utilização criteriosa de tecnologias de comunicação e vigilância por enlace de dados, possibilitando menores separações entre as aeronaves em espaços aéreos remotos.
O GAdHoc FIR Atlântico, em apoio ao Projeto do DECEA, atualmente concentra esforços para desenvolver estudos e progredir em entregas previstas para implementação do conceito, considerando a participação ativa da comunidade aeronáutica.
“Este grupo é um braço forte do projeto PBCS, pertencente à PFF007. Nesta semana, trabalhamos na revisão e incremento do documento relacionado ao fluxo de dados de monitoramento de não conformidades PBCS, revisamos as críticas apresentadas em PRENOR do Conceito de Operações PBCS na FIR-AO, atualizamos o status da avaliação de Performance Data Link, e demos continuidade ao plano de capacitação, entre outras tarefas. Tais documentos serão de extrema importância para as próximas etapas do projeto de implementação de separação reduzida de 30 milhas longitudinal e 23 milhas lateral no espaço aéreo oceânico brasileiro”, explicou o Chefe da Subdivisão Estratégica do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), Capitão Especialista Controlador de Tráfego Aéreo Eliseu Cavalcanti de Albuquerque.
Além do CGNA e do DECEA, a equipe multidisciplinar é formada por militares da Assessoria de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA), do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) e, também, profissionais de órgãos externos como companhias aéreas, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Agência Regional de Monitoração do Caribe e da América do Sul (CARSAMMA), entre outros.
“A participação da CARSAMMA no Grupo, junto às demais partes envolvidas no fluxo de dados para o monitoramento do espaço aéreo PBCS, possibilita o entendimento acerca da harmonização de coleta, do processamento e da análise de dados no que se refere à auditoria do espaço aéreo PBCS, assim como em relação à avaliação quantitativa e qualitativa do desvio lateral e do erro longitudinal”, destacou o Chefe da CARSAMMA, 1º Tenente Especialista CTA Rodrigo Salviano Pinheiro Machado.
O PRENOR da Norma do Conceito de Operações do PBCS na FIR-AO está disponível, até o próximo dia 11 de abril, através deste link. O sistema tem o objetivo de coletar sugestões da comunidade aeronáutica, antecipadas à publicação de novas normas do DECEA, as quais se encontram em fase final de elaboração, conforme a CIRCEA 63-12.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Ten Fernandes
Revisão: Ten Martorano
Fotos: Luiz Perez