Notícias
GEIV realiza Simpósio Nacional de Inspeção em Voo
O Diretor-Geral do DECEA foi agraciado com o Título de Piloto Inspetor Honorário
O evento, que diplomou os novos Pilotos Inspetores (PI) e Operadores de Sistema de Inspeção em Voo (OSIV) da Força Aérea Brasileira, apresentou também palestras sobre as novas tecnologias que envolvem a inspeção em voo e o futuro da aviação.
No primeiro dia, seguindo a tradição do evento, ocorreu a passagem simbólica do cargo de Comandante do GEIV, do Tenente-Coronel Aviador Antonio Carlos Martins Pedroso Filho ao piloto inspetor nº 31, Coronel Aviador Judimar das Chagas.
O Tenente-Coronel Pedroso deu as boas-vindas aos participantes e enfatizou a importância de realizar o evento. “Somos responsáveis pela inspeção em voo de mais de 1.500 auxílios, procedimentos e sistemas de navegação aérea, que garantem a segurança do tráfego aéreo no Brasil. Temos realizado um trabalho de qualidade, que vem evoluindo desde o passado até os dias de hoje”, afirmou o Comandante do GEIV.
O Coronel Chagas falou da satisfação de participar do encontro e parabenizou a todos pela atividade de inspeção em voo. “O que mais me orgulha na vida é ter feito parte desse Grupo. Tenho imenso carinho e admiração por todos”, expressou.
Durante o simpósio foram realizadas diversas palestras sobre o emprego dos Veículos Aéreos Não Tripulados na Inspeção em Voo, as funcionalidades e a capacidade do radar de vigilância LP23SST-NG para detecção de VANT e o uso do Sistema de Proteção Contra-Medidores de drones, dentre outros assuntos.
Diplomação do Curso de Inspeção em Voo
O GEIV formou, hoje (10/11), cinco novos pilotos inspetores e quatro operadores de sistema de inspeção em voo. A cerimônia de diplomação foi presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, acompanhado pelo Chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo, sendo recebidos pelo Diretor do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), Coronel Aviador Plínio da Silva Becker. Participaram, também, do evento outros Oficiais-Generais da Aeronáutica e autoridades militares e civis.
O Tenente-Brigadeiro Barbacovi destacou a importância da atividade de inspeção em voo. “Os Senhores agora fazem parte de um seleto grupo de profissionais do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, responsáveis por garantir a qualidade das operações de todos os auxílios e procedimentos de navegação aérea em nosso País", destacou o Diretor-Geral do DECEA.
Na ocasião, o Capitão Aviador Cesar Augusto Gomes Simões, primeiro colocado do curso, recebeu o diploma de conclusão. “Hoje é uma data muito importante em nossa vida profissional. A partir de agora, daremos suporte ao gerenciamento do tráfego aéreo, atividade essencial ao pleno desenvolvimento do Poder Aeroespacial Brasileiro por meio das ações de defesa e integração nacional”, afirmou.
A solenidade foi marcada, ainda, pela entrega do Título de Piloto Inspetor Honorário, ao Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro Barbacovi e ao Chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen.
Brinde do 1020
Após a cerimônia de diplomação do curso de inspeção em voo, aconteceu o tradicional Brinde do 1020, durante o qual os pilotos inspetores brindaram com os novos formandos, e ocorreu o retorno da passagem simbólica do comando do GEIV ao Tenente-Coronel Pedroso.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fotos: Fábio Maciel
Revisão: Tenente Raphaela Martorano
Imagens: Marcelo Alves
Transmissão: Rafael Oliveira