Notícia Destaque

GEIV realiza Simpósio Nacional de Inspeção em Voo

O Comandante da Aeronáutica foi agraciado com o Título de Piloto Inspetor Honorário


publicado: 11/11/2022 12:30

 




O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) realizou, nos dias 9 e 10 novembro, o Simpósio Nacional de Inspeção em Voo, em São José dos Campos (SP).

O evento, que diplomou os novos Pilotos Inspetores (PI) e Operadores de Sistema de Inspeção em Voo (OSIV) da Força Aérea Brasileira, apresentou também palestras sobre as novas tecnologias que envolvem a inspeção em voo e o futuro da aviação.

No primeiro dia, seguindo a tradição do evento, ocorreu a passagem simbólica do cargo de Comandante do GEIV, do Tenente-Coronel Aviador Bruno Michel Marcondes Alves ao piloto inspetor nº 29, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho.

O Tenente-Coronel Alves deu as boas-vindas aos participantes e enfatizou a importância de celebrar esta histórica cerimônia. “O evento se reveste de uma característica especial, já que nos dois anos anteriores, em razão das restrições impostas pela pandemia, fizemos o simpósio de uma forma bem reduzida. Neste ano, além de prestigiar os novos pilotos inspetores e os operadores de sistemas de inspeção em voo, temos a oportunidade de receber todos os senhores. Não tem sentido falar do futuro da nossa atividade sem prestigiar o nosso passado e as nossas tradições”, afirmou o Comandante do GEIV.

O Tenente-Brigadeiro Vilarinho falou da satisfação de participar do encontro e parabenizou todos os profissionais do GEIV. “Foram 30 anos dedicados ao Sistema de Proteção ao Voo, grande parte da minha carreira foi no GEIV. Tenho imenso carinho e admiração por este Grupo”, expressou.

Capacitação e Atualização

O Simpósio de Inspeção em Voo apresentou temas sobre as novas tecnologias e as perspectivas para a inspeção em voo. Dentre os assuntos em pauta, foram apresentados os planos do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para a concepção operacional do BR-UTM (Gerenciamento de Tráfego Aéreo Não Tripulado) e alguns dos projetos, como “Detect and Avoid” (Detectar e Evitar), que tem por objetivo viabilizar aos pilotos remotos as mesmas capacidades dos pilotos de aeronaves tripuladas, no que tange à identificação e ao desvio de obstáculos em voo, por meio da utilização de sensores inteligentes embarcados.

Durante as apresentações, foram abordadas as melhorias dos sistemas de navegação DME-DME-IRU, que trarão benefícios como o aumento da consciência situacional e a segurança de voo, rotas mais eficientes, com menos consumo de combustível e emissão de gases poluentes.

O gerenciamento de informações aeronáuticas quanto à melhoria da qualidade, integridade e disponibilidade, os princípios e conceitos do GNSS (Sistemas Globais de Navegação por Satélite), as ferramentas de análises de performance de sistema radar e as evoluções técnicas dos radares primários de vigilância aérea foram também assuntos debatidos no simpósio.

Confraternização

No jantar comemorativo, que reuniu diversas gerações de pilotos inspetores, o Tenente-Coronel Alves agradeceu a presença de todos e o apoio dos envolvidos no evento. O oficial destacou, também, a oportunidade dos formandos de conhecer os pioneiros da inspeção em voo e manter viva a tradição do evento. “Conseguimos atingir o nosso objetivo. Parabenizo os nossos novos integrantes, estamos coroando oito pilotos inspetores e seis operadores de sistemas de inspeção em voo, e conhecemos as expectativas do futuro com o nosso simpósio”, ressaltou o Comandante do GEIV.

Diplomação do Curso de Inspeção em Voo

A cerimônia de diplomação dos alunos do Curso de Inspeção em Voo foi realizada no dia 10 de novembro, no auditório do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA). O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, acompanhado pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, e pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, sendo recebido pelo Diretor do ICEA, Coronel Aviador Plínio da Silva Becker.

Participaram, também, da cerimônia o Presidente do Conselho Deliberativo do Clube de Aeronáutica do Rio de Janeiro, Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho; o Chefe do Gabinete do Comando da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto;  o Diretor de Administração do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga; o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro do Ar Sergio Barros de Oliveira; o Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani; o Presidente da NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea, Major-Brigadeiro do Ar José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho; o Assessor do Comandante do Comando-Geral de Apoio, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio de Matos Mello; o Diretor-Presidente da Empresa Omnisys, Luiz Manoel Dias Henriques, além de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Aeronáutica.

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Fiorentini ressaltou a importância da atividade de inspeção em voo para o controle do espaço aéreo. “A principal missão do DECEA e do SISCEAB é a responsabilidade com a segurança da navegação aérea, que envolve todos os elos do Sistema, desde a instalação do radar, a formalização de cartas de procedimentos até a inspeção de equipamentos e de procedimentos de voo, que é executado pelo GEIV. Prestamos um serviço de grande relevância para o Brasil, de modo a garantir uma operação segura às aeronaves em circulação no País”, declarou.

Com duração de 12 semanas letivas, o curso teve o objetivo de proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos e práticos de inspeção em voo, capacitando-os a executar o planejamento, a condução e a análise dos dados obtidos nas inspeções em voo e missões de radiomonitoragem.

A Capitão Aviadora Caroline Pedretti Gonzaga, primeira colocada do Curso de Inspeção em Voo, externou o orgulho em fazer parte desse seleto Grupo.  “Agradeço a oportunidade de estar aqui hoje e sei que é uma grande responsabilidade ser Piloto Inspetor. É apenas o início de uma importante etapa da minha carreira e espero corresponder à altura”.

O orador da turma, Capitão Aviador Arthur de Marquet Freitas, agradeceu pelos ensinamentos e a conquista alcançada. “A data de hoje é motivo de orgulho para todos nós. A missão não é fácil. Os quase 900 auxílios à  navegação aérea e 1834 procedimentos esperam por nós. Mas, tenhamos sempre em mente que a cada decolagem, cada pouso, um cidadão em território nacional estará confiando a sua vida em nosso trabalho”, afirmou.

Durante a solenidade foi concedido o Título de Inspetor Honorário aos militares que se destacaram por prestar relevantes serviços à inspeção em voo. Foram agraciados o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior; o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro do Ar Sergio Barros de Oliveira; e o Diretor do Parque de Material Aeronáutico do Galeão (PAMA-GL), Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski.

Brinde do 1020

Após a cerimônia de diplomação do curso de inspeção em voo, aconteceu o tradicional Brinde do 1020, durante o qual os pilotos inspetores brindaram com os novos formandos, e  ocorreu o retorno da passagem simbólica do comando do GEIV ao Tenente-Coronel Alves.

Ao final da cerimônia, o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior e o Tenente-Coronel Alves procederam ao descerramento das Placas da Galeria de Pilotos Inspetores, Pilotos Inspetores Honorários e Operadores de Sistemas de Inspeção em Voo.

Em suas palavras, o Comandante da Aeronáutica destacou o trabalho fundamental do GEIV para manter no Brasil todos os auxílios à navegação aérea operando dentro dos padrões de segurança exigidos pelos órgãos de aviação internacional. “É muito bom poder voar no Brasil e oferecer um sistema de navegação aérea seguro e eficiente, sendo reconhecido mundialmente. Agradeço também pela oportunidade de fazermos parte desta honraria juntamente com todos vocês. É um grande orgulho e um privilégio, a partir de hoje, sermos Pilotos Inspetores Honorários”, pontuou o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, em nome dos agraciados.

Ao total foram diplomados oito Pilotos Inspetores e seis Operadores de Sistema de Inspeção em Voo.

Pilotos Inspetores (PI):

. Capitão Aviador Caroline Pedretti Gonzaga;

. Capitão Aviador Carlos Eduardo Montana Zilio;

. Capitão Aviador Jonatas Villela Ferreira Lopes de Abreu;

. Capitão Aviador Hugo de Lima Soeiro;

. Capitão Aviador Renato Osorio de Oliveira;

. Capitão Aviador Diego Soares da Silva;

. Capitão Aviador Arthur de Marquet Freitas;

. Capitão Aviador Igor Acioli de Matos Gomes.

Operadores de Sistema de Inspeção em Voo (OSIV):        

. Capitão Engenheiro Pedro Henrique Morsch Mazzoni;

. Suboficial BCO Cleiton Moreira Carvalho;

. Segundo Sargento BET Felipe Victor de Azeredo Pessanha;

. Segundo Sargento BCO Felipe Lima Ferreira Raymundo;

. Terceiro Sargento BEI Valdinei Lemos Berçot;

. Terceiro Sargento BCO Marcus Onofre do Nascimento.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes - Jornalista
Fotos: Luiz Eduardo Perez
Revisão: Maj Av Lopes