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GEIV realiza Reunião de Inspeção em Voo 2017
O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) realizou na última semana de 8 a 10 de novembro, a Reunião Anual de Inspeção em Voo, em São José dos Campos (SP).
A programação contou com vários eventos como, o Simpósio de Inspeção em Voo, o jantar comemorativo, a formatura de novos pilotos inspetores e operadores de sistema de inspeção em voo e o Brinde 1020.
No primeiro dia, seguindo a tradição do evento, ocorreu a passagem simbólica do cargo de comandante do GEIV, do Tenente-Coronel Aviador Mauro Carrinho de Moura ao Major-Brigadeiro do Ar Normando Araújo de Medeiros.
O Tenente-Coronel Mauro deu as boas-vindas aos participantes e enfatizou a importância de preservar a tradição. “Sem a presença dos Senhores não seria possível atingir os objetivos da reunião: Compartilhar conhecimentos, reencontrar antigos amigos e manter viva a memória da inspeção em voo no Brasil”.
Em seu discurso, o Major-Brigadeiro Normando falou da satisfação de participar do encontro e parabenizou todos os profissionais do GEIV. “A excelência alcançada, reconhecida nacional e internacionalmente, se deve à dedicação e ao comprometimento com a missão”.
Palestras – O Simpósio de Inspeção em Voo realizado no segundo dia, no auditório no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), apresentou temas da atualidade e perspectiva para a inspeção em voo.
Em sua apresentação, o chefe da Divisão de Planejamento de CNS e Inspeção em Voo do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Capitão Aviador Rafael Domingos Rodrigues, falou sobre o "Desenvolvimento do Sistema de Aumentação Baseado em Solo (GBAS) no Brasil", que tem por função melhorar a exatidão, a integridade, a continuidade e a disponibilidade da informação para a navegação por satélite do GNSS (Global Navigation Satellite Systems – Sistemas Globais de Navegação por Satélite).
O oficial destacou as vantagens do sistema, os testes utilizando as aeronaves-laboratório do GEIV, além do acordo de cooperação com a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA – Federal Aviation Administration), a fim de realizar estudos e buscar soluções para identificar possibilidades para permitir a utilização do GBAS no Brasil.
O tema "Manutenção Remota na Inspeção em Voo" foi apresentado pelo Capitão Engenheiro Helio Vinicius de Almeida Cabral, chefe da Subseção de Radiomonitoragem do GEIV. A síntese de funcionamento, as vantagens da inspeção remota e as perspectivas foram abordadas pelo oficial. “O GEIV vem buscando metodologias que visam otimizar a inspeção e garantir a qualidade e a confiabilidade intrínsecas a esta atividade”, relatou.
O membro do Comitê RPAS do DECEA, Capitão Aviador Leonardo André Haberfeld Maia, explanou sobre a “Aplicação de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS) na Inspeção em Voo”. Foram apresentados os requisitos técnicos e operacionais e os resultados dos testes para análise da implementação das RPAS na atividade de inspeção em voo de auxílios visuais. “Os testes embasarão as decisões do DECEA para alteração da regulamentação, no sentido de atender às carências operacionais dos clientes de RPAS de forma coordenada e segura para os usuários do espaço aéreo”, esclareceu o Capitão Haberfeld.
Na parte da tarde, o chefe da Seção de Operações do GEIV, Major Aviador Bruno Michel Marcondes Alves, falou sobre a implantação do Projeto I-X , que objetiva o desenvolvimento e a aquisição das aeronaves IU-50 (Legacy 500). Foram apresentados, também, o cronograma de modernização do IU-93A e os treinamentos em simuladores.
Erik Togersen, vice-presidente da empresa Norwegian Special Mission - que é gestora dos painéis de inspeção em voo -, destacou o Sistema UNIFI3000 preparado para o Legacy 500 e a visão prospectiva dos sistemas de inspeção em voo.
Confraternização - No jantar comemorativo, que reuniu diversas gerações de pilotos inspetores, o Tenente-Coronel Mauro agradeceu a presença de todos e o apoio dos envolvidos no evento. O oficial destacou, também, a oportunidade dos formandos de conhecer os pioneiros da inspeção em voo e a importância de manter uma preparação contínua.
Formatura da turma CNS 103 – A cerimônia de formação dos alunos do Curso de Inspeção em Voo – CNS 103 - foi presidida pelo diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, e contou com as presenças do Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho; do vice-diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio de Matos Mello; do diretor do ICEA, Coronel Aviador Manuel Araujo da Costa Junior; e do comandante do GEIV, Tenente-Coronel Mauro, que entregaram os certificados aos formandos:
Pilotos Inspetores (PI):
Major Aviador Andrei Oliveira da Silva Santos
Major Aviador Rafael de Souza Armstrong
Capitão Aviador Leonardo Andre Haberfeld Maia
Capitão Aviador Alexandre Gonçalves de Carvalho
Operadores de Sistema de Inspeção em Voo (OSIV):
Capitão Engenheiro Helio Vinicius de Almeida Cabral
Terceiro Sargento Básico em Comunicações Rafael Alvarenga Acosta
O piloto inspetor, Capitão Carvalho, e o operador de sistema de inspeção em voo, Capitão Vinicius, foram os primeiros colocados do curso CNS-103 e receberam o prêmio Omnisys como reconhecimento pelo destaque no estudo de aplicações tecnológicas avançadas. “Após o término dessa etapa, posso assegurar que estamos prontos para servir a sociedade, garantindo a qualidade e a segurança dos serviços prestados pelo DECEA”, destacou o Capitão Carvalho.
Para o Capitão Vinicius, o curso de inspeção em voo representou um marco na sua carreira. “A partir de agora poderei executar na plenitude a missão do GEIV, participando das inspeções e colaborando com a manutenção do correto funcionamento dos auxílios à navegação aérea”.
Em seguida, foi entregue o título e o distintivo de piloto inspetor honorário ao Tenente-Brigadeiro Domingues, por ter prestado relevantes serviços à inspeção em voo. “Integrar esse quadro é uma honraria destinada a poucos privilegiados. Parabenizo a cada um dos componentes desse seleto grupo, cuja rotina diária e anônima é a de colaborar na garantia da segurança e da fluidez da navegação aérea no espaço aéreo brasileiro e de contribuir para o progresso, a integração e a defesa de nossa imensa nação”, afirmou o oficial-general.
Brinde 1020 - Após a cerimônia da formatura do curso CNS-103, aconteceu o tradicional Brinde 1020, onde os pilotos inspetores brindaram com os novos formandos, e ocorreu o retorno da passagem simbólica do comando do GEIV ao Tenente-Coronel Mauro.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes - Jornalista
Fotos: Fábio Maciel