Notícia Destaque
GEIV realiza inspeção do auxílio de aproximação visual do aeródromo de Surucucu
A missão do GEIV foi realizada em apoio à Operação Yanomami
publicado:
16/05/2023 11:14
O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo, realizou, nos dias 5 e 6 de maio, a operação para restabelecer o funcionamento do PAPI (Precision Approach Path Indicator) da pista do aeródromo de Surucucu, no município de Alto Alegre (RR). Trata-se de um auxílio visual à navegação aérea instalado na parte lateral da pista, que orienta o piloto sobre a sua posição atual em altura em relação à rampa correta a ser mantida durante a aproximação para o pouso.
A missão do GEIV foi realizada em apoio à Operação Yanomami coordenada pelo Ministério da Defesa, uma vez que a aeronave C-105 Amazonas, da Força Aérea Brasileira, é certificada para pousos e decolagens no aeródromo de Surucucu. O correto funcionamento do auxílio à navegação aérea é requisito para a aeronave operar naquela pista.
Além da equipe do GEIV composta por Pilotos Inspetores, Operadores de Sistema de Inspeção em Voo, Operadores de Sistema de Posicionamento de Aeronaves e Mecânicos de Voo, a operação contou também com o apoio dos militares de manutenção do auxílio à navegação do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo.
“Esta inspeção envolveu um desafio logístico em virtude de nossas aeronaves não pousarem na localidade devido às limitações da pista, o que gerou a necessidade do acionamento de um Caravan, C-98, por meio do Comando de Operações Aeroespaciais, para prover o deslocamento da equipe de manutenção do auxílio, do sistema de posicionamento de aeronaves e de seus operadores. Por fim, o auxílio foi restabelecido, possibilitando a operação aérea segura no aeródromo”, explicou o Chefe da Seção de Operações do GEIV, Major Aviador Rafael Oliveira Cavalcanti de Holanda.
GEIV
A unidade é responsável por aferir, medir e analisar a qualidade dos sinais dos equipamentos de auxílio à navegação aérea e homologar procedimentos de tráfego aéreo. O trabalho realizado pelo Grupo é essencial para a qualidade e segurança das operações aéreas e atende aos padrões estabelecidos pela Organização da Aviação Civil Internacional.
Aeródromo de Surucucu
O aeródromo está localizado no município de Alto Alegre (RR), no interior da Terra Indígena Yanomami, em uma região montanhosa, a cerca de 1.000 metros de altitude. Foi criado no início da década de 80 sendo referência para as operações do 4º Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro, para a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e para a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), entidades federais sediadas na região.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fonte e Fotos: GEIV
Revisão: Tenente Raphaela Martorano