Notícia Destaque

GEIV realiza inspeção aos auxílios à navegação aérea do Paraguai

A inspeção aconteceu no período de 19 a 30 de setembro, totalizando 39 horas de voo


publicado: 04/10/2022 15:04

 




O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) realizou, de 18 a 30 de setembro, a inspeção aos auxílios à navegação área dos principais Aeroportos do Paraguai, bem como a homologação de novos procedimentos de navegação aérea por instrumentos. A missão faz parte de um Acordo de Cooperação mútua entre Brasil e Paraguai, estabelecido entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Dirección Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC), através do Ajuste Complementar ao Decreto nº 4.240/2002.

Os voos estão foram realizados nos aeroportos internacionais Silvio Pettirossi, em Assunção; Minga Guazú/Guarani, em Ciudad Del Este; Ayub González, em Encarnacion; Luiz Argaña, em Mariscal Estigarribia; Dr. Augusto Roberto Fuster, em Pedro Juan Caballero; Mariscal Francisco S. Lopes, em Concepção e Aeroporto de Itaipu.

A tripulação chegou à Assunção no dia 18 de setembro e foi recebida pelo Adido da Aeronáutica no Paraguai, Coronel Aviador Claúdio Antônio Rocha, e pelo Chefe da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) no Paraguai, Coronel Aviador Ricardo da Silva Miranda. Os voos de inspeção aconteceram no período de 19 a 30 de setembro, com duas tripulações, quatro pilotos inspetores e dez técnicos especialistas (mecânicos e operadores do sistema de inspeção em voo – OSIV). No total, foram realizadas 39 horas de voo, além da validação de 23 auxílios à navegação aérea e da homologação de dois novos procedimentos.

O Legacy 500A foi a aeronave utilizada para inspeção. Trata-se de uma moderna aervonave-laboratório de alcance intercontinental dotada de aviônica de última geração e equipamentos de aferição com a mais alta tecnologia e precisão. A participação dos integrantes da MTAB no APP-ASU e TWR-ASU foi fundamental para facilitar as coordenações entre os órgãos de controle e a solicitação antecipada de NOTAM (Notice to Airmen), alertando a presença do voo de cheque da aeronave do GEIV em aeródromos controlados no Paraguai.

A atuação de representantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) na referida missão materializa a cooperação existente entre o Brasil e as demais nações da América do Sul, ratificando o papel de liderança do DECEA no cenário da Aviação Mundial.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: 2T Raphaela Valiñas Martorano
Fotos: MTAB


Assunto(s): GEIV MTAB Paraguai