Notícias

GEIV comemora os 50 anos da inspeção em voo brasileira

publicado: 19/02/2009 13:15

 




Há exatamente meio século, um DC-3 da FAB decolava do Aeroporto Santos Dummont. Não era um voo como outro qualquer. O FAB 2065 entraria para história do controle do espaço aéreo do País: era a primeira inspeção em voo conduzida e tripulada por brasileiros.



Num voo que durou cerca de cinco horas, os precursores partiram na primeira aeronave-laboratório da América Latina com o intuito verificar a adequação do sítio de Itaipuaçú, interior do Estado do Rio de Janeiro, para a instalação de um VHF Omni-directional Radio Range (VOR).


59



Para celebrar, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) - unidade do DECEA criada quatorze anos depois para assumir a gerência e execução da atividade - irá comemorar os 50 anos do primeiro voo de inspeção conduzido por brasileiros com um churrasco comemorativo dentro das instalações da OM.


Parabéns a todos os pilotos-inspetores, técnicos e demais envolvidos nesta atividade ímpar e de vital importância para o controle soberano de nosso espaço aéreo.


Na próxima edição da Revista Aeroespaço, uma reportagem especial irá contar em detalhes como se deu este importante marco para a história da aviação brasileira.