Notícia Destaque

GAPCEA, nova unidade subordinada ao DECEA, inicia suas atividades no Rio de Janeiro

publicado: 04/01/2017 16:16

 





Foi ativado, no dia 1º de janeiro de 2017, o Grupamento de Apoio às Unidades do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (GAPCEA), Organização Militar sediada na cidade do Rio de Janeiro. O efetivo se reuniu pela primeira vez na manhã do dia 3 de janeiro deste ano, para receber orientações e a Diretriz de Comando do Chefe do GAPCEA, Coronel Intendente Edmilson José Costa.




Fachada do GAPCEA, sediado no Complexo Santos Dumont, no Rio de Janeiro.




Fachada do GAPCEA, sediado no Complexo Santos Dumont, no Rio de Janeiro.




Na abertura da reunião, o Vice-Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Major-Brigadeiro do Ar Sérgio de Matos Mello, relembrou que a criação do GAPCEA segue um modelo que já é adotado no Comando da Aeronáutica nas áreas da saúde e de apoio logístico. “Esta nova organização militar será a mola propulsora do DECEA. Os senhores terão a oportunidade de fazer grandes aquisições de manutenção e serviços”, afirmou o Major-Brigadeiro Sérgio nas palavras que dirigiu ao efetivo do GAPCEA.




O Núcleo do GAPCEA (NuGAPCEA) foi ativado em 5 de outubro de 2016, quando tiveram início as gestões para a implantação da nova Unidade. Militares e civis da área administrativa oriundos do DECEA, da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) e do Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) compõem o efetivo de 85 profissionais, agora pertencente ao GAPCEA.




Segundo o Coronel Edmilson, o GAPCEA surge no contexto da reestruturação da Força Aérea Brasileira (FAB), que passa por um processo de extinção de unidades e criação de outras, com foco na concentração administrativa e otimização de recursos. O projeto de criação dessa Organização Militar começou com um Grupo de Trabalho (GT) instituído para estudar a viabilidade de concentração das atividades administrativas das Unidades que compõe o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). “A ideia da criação do GAPCEA já é relativamente antiga entre os oficiais intendentes do DECEA, porém nesse cenário de reestruturação da FAB surgiu a oportunidade que faltava para transformarmos o que antes era apenas uma ideia, em realidade”, afirmou o Coronel Edmilson.




A principal missão do GAPCEA é a obtenção de bens e serviços de natureza técnica, especializada e/ou finalística para as 14 unidades subordinadas ao DECEA, de modo que esse apoio alcance os diversos Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) existentes em todo território brasileiro. O GAPCEA está instalado no Complexo Santos Dumont, nas imediações do DECEA.




Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Reportagem: Tenente Glória Galembeck

Fotos: Fábio Maciel