Notícias
Forças no Esporte: o impacto transformador na educação de jovens
O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é uma iniciativa que tem transformado a vida de milhares de jovens no Brasil, oferecendo atividades complementares para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Em Recife (PE), o projeto foi reativado neste ano pelo Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III). As ações do programa atendem cerca de 200 jovens da rede pública de ensino entre 11 e 15 anos.
O CINDACTA III, unidade subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo, disponibiliza seu efetivo e suas instalações, além de equipamentos esportivos para atender alunos de quatro escolas estaduais de Recife. A equipe é composta por dois professores de educação física fornecidos pela Secretaria de Estado de Educação de Pernambuco, militares do efetivo do CINDACTA III e professores ou voluntários que oferecem aulas de reforço escolar.Atualmente, as modalidades praticadas são: futebol, vôlei e flag football. Além do acesso à prática de atividades esportivas, culturais e apoio pedagógico durante o contraturno escolar, também são oferecidas refeições como apoio nutricional.
A atividade social é desenvolvida pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, em parceria com os Ministérios da Cultura, da Educação, do Esporte, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e dos Direitos Humanos e Cidadania.
“Para muitos desses jovens, o programa se torna um espaço seguro onde podem desenvolver seus talentos, descobrir novas habilidades e criar laços de amizade”, declarou o coordenador do projeto no CINDACTA III, Major Especialista em Aviões Marconi Fidelis da Silva.
O PROFESP está presente em 139 localidades de todos os Estados e Distrito Federal, inclusive no Arquipélago de Fernando de Noronha e em comunidades indígenas no interior da Amazônia.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Tenente Fernandes
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues
Fotos: Cindacta III