Notícias

Força Aérea inaugura novo radar de vigilância aérea em Petrolina (PE)

Até 2024, a Região Nordeste receberá mais um radar secundário de última geração, em Bom Jesus da Lapa (BA)


publicado: 29/07/2023 11:36

 




A Força Aérea Brasileira reforçou o sistema de vigilância do espaço aéreo na Região Nordeste do País com a inauguração, nesta sexta-feira (28/07), de um novo radar secundário autônomo, no Aeroporto de Petrolina - Senador Coelho, em Pernambuco. Os radares secundários se comunicam com as aeronaves por meio do transponder, enviando interrogações sobre sua identificação, posição e velocidade e recebendo respostas que permitem que os controladores de tráfego realizem um monitoramento mais preciso, identificando possíveis voos não autorizados.

 

O radar RSM970S NG, de última geração, faz parte de um contrato estabelecido entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), junto ao consórcio das empresas Omnisys e Clemar. Ao todo, o Brasil conta com 69 equipamentos similares em operação em todo o território nacional. O acordo prevê, ainda, a instalação de mais um radar, em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, em 2024.

A cerimônia contou com a presença do Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; do Vice-Diretor, Major-Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto;  do presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski; do Chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA, Brigadeiro Engenheiro Alessander de Andrade Santoro;  do chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen; do comandante do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), Oscar Vinicius Pisco Rocha da Silva. Também estiveram presentes o presidente da Omnisys, Rodrigo Gonzales Modugno, e o representante da Clemar, José Luiz D’Aquino.

“A instalação de mais dois radares secundários na Região Nordeste reforça o compromisso do DECEA com a sua missão de contribuir para a garantia da soberania nacional, mantendo o aprimoramento contínuo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro” afirmou o Tenente-Brigadeiro Barbacovi.

O equipamento instalado em Pernambuco é certificado pelo Ministério da Defesa como um Produto Estratégico de Defesa (PED). Foi fabricado em São Bernardo do Campo (SP), na sede da Omnisys, habilitada a aplicar em seus contratos o Regime Especial Tributário para Indústria de Defesa (RETID).

Assessoria de Comunicação Social

Texto: Tenente Fernanda Pereira

Revisão: Major Aviador Lopes