Notícias

Festival folclórico de Parintins já começou para o CINDACTA IV

publicado: 21/06/2012 11:23

 




O Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV) está pronto para o XLVII Festival Folclórico de Parintins com a implementação de toda estrutura voltada à prestação de serviços de tráfego aéreo.

 


 

No último dia 14, o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) cumpriu a última etapa da preparação da infraestrutura de controle do espaço aéreo montada pelo CINDACTA IV para apoiar as operações aéreas no Aeroporto Júlio Belém, localizado no Município de Parintins (AM).


Além dos sistemas de comunicação e auxílios à navegação aérea normais para operação do aeródromo, VHF, SATCOM, VOR/DME, NDB e AVASIS, foram ativados um Controle de Aproximação (APP), uma Torre de Controle (TWR), uma Sala de Informações Aeronáuticas (AIS) e uma Estação Meteorológica de Superfície Classe 2 (EMS-2).


No total, são 30 profissionais do CINDACTA IV desdobrados em Parintins e prontos para atender as demandas dos órgãos públicos e turistas que pretendem usar o modal aéreo para participar desse grande evento cultural e artístico brasileiro.



Vale ressaltar que a reduzida capacidade da infraestrutura aeroportuária do Aeroporto Júlio Belém, especialmente as dimensões do pátio de aeronaves e o desenho do sistema pista de pouso e de táxi, exigiu um detalhado planejamento, coordenado pelo CINDACTA IV, envolvendo as empresas aéreas, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Sétimo Comando Aéreo Regional (COMAR VII), o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), o Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII) e órgãos estaduais e municipais, objetivando a montagem de um modelo de operação que gerasse aumento de capacidade com elevados níveis de segurança operacional.



O Festival Folclórico de Parintins é uma festa popular realizada anualmente no último fim de semana de junho. O evento é uma apresentação a céu aberto, onde competem duas associações, o Boi Garantido, de cor vermelha, e o Boi Caprichoso, de cor azul. A apresentação ocorre no Bumbódromo (Centro Cultural e Esportivo Amazonino Mendes), um tipo de estádio com o formato de uma cabeça de boi estilizada, com capacidade para 35 mil espectadores. Durante as três noites de apresentação, os dois bois exploram as temáticas regionais como lendas, rituais indígenas e costumes dos habitantes dos rios da região através de alegorias e encenações. O Festival se tornou um dos maiores divulgadores da cultura local.


Em 2011, o número de turistas presentes no evento chegou a quase 30 mil, sendo que 12 mil utilizaram voos regulares e fretados. Esse ano, a expectativa das empresas aéreas e dos órgãos de turismo é de aumento de 15% do trânsito de pessoas na região do Festival.



Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte e fotos: Seção de Comunicação Social do CINDACTA IV
Edição: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydsm@decea.gov.br