Notícias

FAB informa sobre frente fria em parte do País

publicado: 19/08/2020 20:08

 





Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica apresenta previsões para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil


O Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) informa sobre o deslocamento de um sistema frontal e a previsão de uma massa de ar frio sobre a Região Sul do País a partir desta quinta-feira (20).


O avanço do sistema frontal ocasionará condições de chuva com intensidade moderada para o sul do Mato Grosso do Sul, Paraná e leste de Santa Catarina na quinta-feira (Figura 1). Ao final do dia, o sistema frontal avança sobre as regiões Sudeste e Centro-Oeste.


A partir da madrugada de sexta-feira (21), uma forte massa de ar frio faz com que ocorra um declínio acentuado nas temperaturas sobre a Região Sul, com possibilidade de ocorrência de neve e geada nas regiões serranas dos estados do sul do País.

O CIMAER destaca que, ainda na sexta-feira, há previsão de chuva, de leve a moderada, restringindo as condições dos aeroportos nas Terminais Curitiba e São Paulo, com uma camada de nebulosidade estendendo-se até o sul de Minas Gerais (Figura 2).


A massa de ar frio avança sobre o Mato Grosso e sul da Região Amazônica, ocasionando a queda das temperaturas na região, a chamada “friagem” (Figura 3).


Fonte: Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA)

CIMAER

O Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER) é subordinado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e presta o serviço meteorológico aeronáutico de vigilância e previsão com vistas à segurança e à eficiência do tráfego aéreo.  O DECEA é responsável por assegurar condições necessárias para fluidez eficaz do tráfego aéreo do País, 24 horas por dia, por meio de uma complexa estrutura de radares, estações meteorológicas, centros de coordenação e outros recursos instalados no País.

O CIMAER segue as recomendações da Organização da Aviação Civil Internacional (do inglês, International Civil Organization Aviation - ICAO). Para tanto, disponibiliza produtos meteorológicos indispensáveis para que a segurança seja preservada, tais como: previsões terminais de aeródromo; previsões para níveis baixos (abaixo de 10 mil pés) e para níveis altos (acima de 10 mil pés); serviço de vigilância para os 22 milhões de km² protegidos pela Força Aérea Brasileira; preparação ao elo do Sistema de Meteorologia e Defesa (SisMETDef) e do setor de Estudos e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (EMBRACE), localizado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Segundo o Comandante do CIMAER, Tenente-Coronel Especialista em Meteorologia Francisco Pinheiro Gomes, além de apoiar atividades que envolvem emprego militar, o CIMAER atende toda Circulação Aérea Geral. "O Serviço Meteorológico Aeronáutico de Vigilância e Previsão é fundamental para qualquer intenção de voar. Nenhum aeronavegante voa sem planejamento meteorológico e isso perpassa pela atuação direta ou indireta de um previsor”, garante o Comandante.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Fonte: CIMAER
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Monteiro


Assunto(s): meteorologia DECEA CIMAER