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FAA e DECEA discutem a participação do Brasil no Mini Global II

publicado: 25/09/2015 10:53

 




Em outubro de 2014, representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) participaram como ouvintes da primeira edição da Demonstração Mini Global, promovida pela Federal Aviation Administration (FAA) - em Daytona Beach, Flórida, Estados Unidos. Em 2016 está prevista a segunda edição, da qual o Brasil pretende participar efetivamente como provedor e consumidor de dados e informações.

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O projeto Mini Global, que faz parte do programa norte-americano NextGen (Next Generation Air Transportation System) - semelhante ao SIRIUS brasileiro -, tem como objetivo mostrar como diversos provedores de serviços de navegação aérea (ANSPs) e outros stakeholders podem compartilhar informações comuns de forma eficiente para melhorar seu planejamento estratégico e agilizar as operações. Assim - utilizando cenários simulados de submissão de plano de voo, informação de posicionamento de aeronaves, publicações de NOTAM (Aviso aos Aeronavegantes) e de boletins meteorológicos - o Mini Global I possibilitou a troca efetiva de informações de voo, aeronáuticas e meteorológicas entre os países e órgãos participantes, utilizando os três modelos recomendados pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI): Flight Information Exchange Model (FIXM), Aeronautical Information Exchange Model (AIXM) e Weather Exchange Model (WXXM).

Desta primeira demonstração participaram - além dos Estados Unidos - Austrália, Singapura, Canadá, Coreia do Sul, Japão, Portugal e Tailândia. Como observadores estiveram presentes Brasil, Colômbia, Emirados Árabes e uma equipe do programa europeu SESAR (Single European Sky ATM Research).

A reunião técnica, realizada no Rio de Janeiro, no período de 22 a 24 de setembro, com representantes da FAA, teve como objetivo explorar as oportunidades de participação do DECEA na segunda demonstração do Mini Global, programada para acontecer em abril de 2016. O foco principal foi a discussão de recursos e requisitos técnicos, incluindo também o alinhamento de expectativas entre as partes e a definição dos prazos a serem cumpridos para garantir o sucesso da participação do Brasil.

O Coronel Aviador Eduardo Miguel Soares, representando o chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, deu as boas-vindas aos representantes da FAA e destacou a importância da presença do Brasil nesse projeto, que possibilitará a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes.

A FAA apresentou aos representantes do DECEA uma visão geral do Mini Global e colocou sua equipe à disposição para colaborar com o DECEA no acolhimento da arquitetura dos cenários apresentados e na avaliação do potencial que está sendo oferecido.

Ao longo da reunião, os representantes do DECEA, da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e, também, da Atech - parceira do DECEA nessa empreitada -, apresentaram brevemente os sistemas e serviços que poderiam ser utilizados para viabilizar a participação do Brasil no Mini Global II, como por exemplo o SAGITARIO (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional), a base de dados do AIM/BR (Gerenciamento de Informações Aeronáuticas), a REDEMET(Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica), o SIGMA (Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos) e o SISNOTAM (Sistema de Notam). A estrutura organizacional do DECEA e o programa SIRIUS também foram apresentados aos participantes.

Por fim, os participantes se reuniram para um debate técnico e avaliaram as possibilidades de arquitetura para a integração dos dados do DECEA à infraestrutura estabelecida para o Mini Global II. A participação do Brasil será confirmada formalmente até o dia 28 de setembro de 2015.

Tendo em vista que interoperabilidade de dados e informações são temas atuais e recorrentes nos fóruns da OACI e que os conceitos adotados pela FAA para o Mini Global estão alinhados àqueles propostos e recomendados pela OACI, a participação do Brasil na Demonstração Mini Global II possibilitará a evolução do projeto SWIM (gerenciamento amplo de todo o sistema ATM - tráfego aéreo), que compõe o empreendimento “Melhoria da qualidade, integridade e disponibilidade da Informação Aeronáutica”, do Programa SIRIUS.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Daisy Meireles (RJ 21523JP) - daisydsm@decea.gov.br
Revisão: Engenheira Camila Bassetto Guedes
Fotografias: Luiz Eduardo Perez (RJ 21930 RF) - perezlepb@decea.gov.br