Notícias

Exposição permanente ''''O controle de espaço aéreo" é inaugurada no MUSAL

publicado: 20/12/2011 13:08

 





O Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ramon Borges Cardoso, reinaugurou, no dia 30 de novembro, a exposição “O Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”, no Museu Aeroespacial (MUSAL), no Campo dos Afonsos.


De caráter permanente, a exposição reúne um acervo inédito, que conta um pouco da história e do controle do tráfego aéreo no Brasil. Entre os objetos expostos pode ser vista uma console AMC 901 – utilizada a partir da década de 80 – e um painel original de avião laboratório.


Também é possível visualizar vários auxílios à navegação aérea em miniatura na maquete que reproduz uma terminal aeroporto, assim como reconhecer os Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) divididos por área em um mapa do Brasil interativo.


Para completar a exposição, no dia da solenidade o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) deslocou uma de suas aeronaves para o MUSAL e o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1° GCC) montou um shelter operacional. Desta forma, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho realizado por estas organizações militares, subordinadas ao DECEA.


O evento foi prestigiado por diversas autoridades que ajudaram a construir a história do Controle do Espaço Aéreo no Brasil e da Força Aérea Brasileira (FAB). Destaque para o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Sócrates da Costa Monteiro, o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Carlos de Almeida Baptista, o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Paulo Roberto Cardoso Vilarinho, o Major-Brigadeiro-do-Ar Normando Araújo de Medeiros, o Major-Brigadeiro-do-Ar Guido de Resende Sousa, o Major-Brigadeiro-do-Ar Mayron dos Santos Pereira, o Major-Brigadeiro-do-Ar Luiz Paulo Moraes da Silveira e os Brigadeiros-Engenheiros Paulo Teixeira da Silva e Rogério Ribeiro Machado.


[slideshow id=115]


A cerimônia de lançamento do livro “A História do Controle do Espaço Aéreo Brasileiro” antecedeu a reinauguração da exposição. Em seu discurso, o Diretor-Geral do DECEA destacou o benefício que o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) traz para o País, o que eleva o nome da FAB.


“O controle do espaço aéreo passou por várias fases até os dias de hoje. O futuro mostra que este controle terá que crescer de uma maneira expressiva não só em qualidade, mas em conceitos. Temos tecnologias mais novas, atuantes e complexas. Precisamos acompanhar este desenvolvimento para poder atender a todos os usuários, lembrando nossa missão primordial que é garantir a soberania do espaço aéreo brasileiro”, enfatizou.


O Diretor-Geral do Decea afirmou, ainda, que o lançamento deste livro é uma marca da capacidade dos homens e mulheres que compõe o SISCEAB. “Por causa destas pessoas nós temos o prazer de estar reunidos para fazer o lançamento deste livro, desfrutem da nossa história”, finalizou agradecendo a presença de todos e presenteando o Diretor do MUSAL, Brigadeiro-do-Ar Reformado Márcio Bhering Cardoso com um livro autografado.


Em seguida, todos foram convidados a acompanhar a reinauguração da exposição “O Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”. O Brigadeiro Bhering destacou a importância da ocasião. “O MUSAL recebe anualmente mais de 400 escolas do nível fundamental, além de visitas nacionais e estrangeiras. Temos certeza que estamos contribuindo para mostrar aos visitantes a síntese do controle do espaço aéreo, que pouquíssimas pessoas têm a oportunidade de conhecer”.


O Diretor disse ainda que ao contrário de outras unidades militares o MUSAL está de portões abertos o ano todo. “Mostramos uma boa parte da história da aviação brasileira. São 116 aeronaves e centenas de objetos. Estamos terminando a restauração de um hangar, que será entregue no ano que vem e temos sempre uma novidade. É importante que esta exposição mostre ao público o que mais transparece para a sociedade civil, que é o controle do espaço aéreo”.


Em concordância com o Brigadeiro Bhering, o Diretor-Geral do DECEA destacou a oportunidade que o MUSAL tem de apresentar o que é a FAB para a sociedade brasileira. “O museu apresenta um modelo do que é feito em cada uma das nossas diversas organizações militares. O fato de termos no MUSAL uma sala que mostre o controle do espaço aéreo também é uma maneira de apresentar um conteúdo mais aprofundado”.


Mais uma vez, o Brigadeiro Ramon falou sobre o planejamento do DECEA para o futuro. “Não estamos trabalhando no passado, temos uma concepção e sabemos como executá-la. Os nossos recursos humanos têm que estar com capacidade para poder atender a todas estas atividades, aos desafios que estamos vivenciando no nosso dia a dia”.


O Diretor do DECEA disse ainda que a reinauguração reflete um pouco do que é feito pelo Departamento, quais os equipamentos e as diversas atividades e ações que permitem que o controle seja realizado de maneira adequada, segura, com eficiência e eficácia. “Muito obrigado a todos os componentes do SISCEAB que fazem com que este Sistema realmente execute as suas atividades. Também agradeço a presença de todos que estão fazendo e fizeram a história da FAB e do DECEA”, concluiu.


Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA

Texto: Gisele Bastos (MTB 3833 PR) – giselegclb@decea.gov.br

Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista (RJ 201930 RF) – perezlepb@decea.gov.br

Fábio Maciel – fabiofrm@decea.gov.br