Notícias

Exercício Carranca V conta com apoio da Diretoria de Intendência

publicado: 16/03/2016 12:36

 




O planejamento, a coordenação e o controle de atividades logísticas para proporcionar bem-estar físico e profissional dos militares envolvidos no Exercício Carranca V – de busca e salvamento.

_d3u8211

A Diretoria de Intendência (DIRINT), através da Intendência Operacional, está participando pela segunda vez do Exercício Carranca. Na primeira oportunidade, em 2015, participou como unidade observadora – o que foi muito válido para o planejamento das ações que hoje estão sendo realizadas com sucesso.

A organização e o preparo do terreno, assim como o fornecimento e a instalação de energia elétrica, o saneamento básico, o fornecimento de água, a manutenção de equipamentos são algumas das atividades de apoio necessárias para que os militares possam estar em condições de realizar suas atividades com conforto e qualidade.

A Intendência Operacional está fornecendo um ambiente que proporciona o bem-estar físico desses militares e, como exemplos, citamos as refeições de excelente qualidade, hospedagem, salas de brifim e de estar, higienização e outros.

A chefe da UCI – Unidade Celular de Intendência – nesta operação, é a Segundo Tenente Intendente Mayara Soares da Silva, de 26 anos, na FAB desde 2010. É a primeira vez que ela comanda uma UCI – com equipe de 30 militares homens – formada por soldados, sargentos e suboficiais – profissionais de hidráulica, elétrica, rancho e infraestrutura – de unidades da FAB de São Paulo, Rio de Janeiro, Canoas e Florianópolis.

A operação logística teve início no dia 29 de fevereiro, quando quatro carretas trouxeram os equipamentos necessários para Florianópolis – inclusive uma cozinha sobre rodas, o Rodomapre (módulo de alimentação a pontos remotos). Foram dois dias de viagem e após a montagem das barracas e infraestrutura – o apronto final ocorreu no dia 5 de março, três dias antes do início da primeira fase do Exercício.

A UCI serve 300 refeições por dia. Mas logo cedo, bolos e café são distribuídos para a sala de brifim, salas de estar e barracas do Exercício.

Tenente Mayara coordena toda a logística da operação com alma feminina – como se fosse sua casa e estivesse recebendo visitas. “A ideia é que todos se sintam bem, tenham conforto e segurança dentro do ambiente que montamos” – afirma a militar.

No total, são 25 barracas no complexo montado pela DIRINT, além de três módulos com quatro sanitários cada, sendo dez destinados para o público masculino e dois para o feminino.

Em duas barracas estão armados 24 leitos (camas de campanha) com ar-condicionado para o descanso dos militares. Para as reuniões das equipes há uma sala de brifim com ótima infraestrutura. Um refeitório muito bem equipado para atender a 300 pessoas em dois turnos no almoço foi montado, assim como um alojamento para a equipe de intendência.

Há duas salas de estar para graduados e oficiais com TV e ar-condicionado, mesas com cadeiras e bancadas para café, água e lanche disponíveis durante o dia. Na padaria e na cozinha, os profissionais trabalham com muita dedicação. Os detalhes são visíveis na apresentação das refeições e principalmente das sobremesas.

O apoio fornecido pela DIRINT, através da UCI, proporciona não só economia de meios e recursos, mas também propicia bem-estar aos militares dos Salvaeros e das unidades aéreas da quinta edição do Exercício.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Daisy Meireles
Foto: Fábio Maciel