Notícias

Exercício Carranca 3: simulação de busca e salvamento

publicado: 31/03/2014 08:47

 




Nesta segunda-feira (31/3), iniciou na Base Aérea de Florianópolis (BAFL), o Exercício Carranca 3, treinamento simulado de busca e salvamento, com a participação de cerca de 350 militares, sob a coordenação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

A operação envolve diversas organizações da Força Aérea Brasileira (FAB) como os Salvaeros dos Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA), o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC), A Segunda e a Quinta Força Aérea (FAe II e FAe V), o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Florianópolis (DTCEA-FL), a BAFL e o SALVAMAR SUL (Marinha do Brasil).

Nos 12 dias de treinamento serão avaliados o nível de conhecimento teórico, capacidade física e a operacionalidade dos Centros de Coordenação de Salvamento Aeronáuticos (ARCC).

Durante os exercícios integrados estão planejadas operações simuladas de salvamento em terra e no mar. Aviões de patrulha, de transporte e de busca e salvamento participam da manobra militar com a tarefa de localizar náufragos, embarcações a deriva, pilotos que foram ejetados de seus caças e aeronaves acidentadas.

Tudo será registrado através de um blog, produzido pela Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA com notícias diárias, fotos e vídeos sobre a rotina do treinamento.

Acompanhe a cobertura completa pelo site www.decea.gov.br/especiais/carranca3

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes (RJ 25254 – JP) – denisedfsg@decea.gov.br
Foto: Luiz Eduardo Perez ((RJ 201930 – RF) – perezlepb@decea.gov.br