Notícias
Esquadrões do 1º GCC deslocam radar para apoio à CRUZEX
O objetivo é ampliar a cobertura radar na área do interior do Nordeste onde existe uma maior dificuldade de detecção de tráfegos a baixa altura, viabilizando um controle de tráfego aéreo seguro e ordenado durante o Exercício.
O deslocamento do radar ocorreu, entre os dias 2 e 16 de setembro, da cidade de Santa Maria e Canoas (RS) para Natal e Caicó (RN). Foram envolvidos na operação cerca de 50 militares, e contou com apoio terrestre e aéreo para o transporte de todos os equipamentos.
É uma manobra complexa, com vários sistemas integrados que necessitam do apoio de diversas especialidades, como técnicos em radar, telecomunicações, elétrica, eletromecânica, suprimento, enlace e Tecnologia da Informação.
A montagem do radar está prevista para o dia 01/10. A operação envolve várias etapas, desde a preparação de infraestrutura, realização de testes, ajustes técnicos, voo de homologação pela aeronave laboratório do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) e integração à síntese do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III).
“Em mais um renomado exercício CRUZEX, no ano de 2024, a Força Aérea Brasileira conta com o apoio irrestrito do DECEA, por meio do seu braço armado, o Primeiro Grupo de Comunicações e Controle e todos os Esquadrões subordinados, para colocar em operação a rede de telecomunicações, cobertura radar, enlace de dados e todo aparato necessário para que esse exercício aconteça da forma mais segura e eficiente”, destacou o Comandante do Quarto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (4º/1º GCC), Tenente-Coronel Aviador Hugo Slavez Filho.
1º GCC
O 1º GCC é dotado de cinco Esquadrões subordinados sediados nas regiões Norte, Sul, Nordeste e Sudeste. Tem a missão de gerenciar as atividades relacionadas à instalação, operação e manutenção dos sistemas de comunicações, controle e alarme aerotático transportável. Seus meios são móveis, podendo ser implantados em qualquer local do território nacional, complementando as infraestruturas existentes ou estabelecendo serviços onde não estão disponíveis.
Sobre o TPS-B34M
O TPS-B34M é um radar de controle de tráfego aéreo amplamente utilizado pela FAB em missões de defesa aérea. O equipamento se destaca pela capacidade de aumentar a detecção de aeronaves em rota a partir do local onde é instalado. Uma de suas principais vantagens é ser transportável, permitindo sua implantação em qualquer região do território nacional.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fonte e Fotos: 1º GCC
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues