Notícias

Esquadrão Aranha lança suas teias sobre a Rio+20

publicado: 11/06/2012 15:27

 




Vinte anos depois, a história se repete e o 2°/1° GCC volta a compor a segurança do evento.


Como na ECO-92, o Segundo Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (2°/1° GCC) está mais uma vez na Cidade do Rio de Janeiro para apoiar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – desta vez, a Rio+20 –, que ocorre do dia 13 a 22 de junho, reunindo líderes de governo de mais de cem países.


[slideshow id=137]


O desafio é essencialmente o mesmo de duas décadas atrás: promover a segurança e a defesa do espaço aéreo na região, onde está localizada a sede do evento.


Coordenados pelo Esquadrão Aranha, para essa Operação, foram mobilizados cerca de 20 militares do 1° GCC e seus Esquadrões, que instalaram em Jacarepaguá, um Posto Diretor Aerotático com o Sistema Radar TPS-B34, recém incorporado à Unidade.


Proveniente do Projeto SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia), o TPS-B34 estava instalado em Sinop (MT) até ser substituído por um novo sistema, sendo realocado para o 2°/1° GCC. Foi recebido no fim de março e transportado em aeronaves C-130 para Santa Catarina para apoiar o Exercício FAEX XII, um treinamento tático da Força Aérea.


Após seu emprego na cidade de Laguna (SC), todos os equipamentos foram carregados em caminhões e carretas e transportados para o Rio de Janeiro, sendo considerado o maior deslocamento de um sistema radar terrestre realizado até hoje no Brasil.


Como elo da Vigilância e Defesa Aérea do evento, o Posto Diretor Aerotático (PDAT) em Jacarepaguá, enviará o sinal do TPS-B34 para o Controle Terminal de Aproximação do Galeão, compondo uma síntese com os radares do CINDACTA I e com a aeronave E-99, dotada de um radar de alarme aéreo antecipado.


Nesse órgão, foi estabelecida uma célula de controle da Circulação Operacional Militar, que receberá esses dados, possibilitando efetuar a segurança do evento através da vigilância do espaço aéreo e da vetoração das aeronaves militares.


No último domingo, tivemos a grata surpresa de receber no PDAT Aranha a visita do Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes. Foi uma ótima oportunidade de conversar com os militares do Esquadrão, esclarecendo os principais pontos da preparação do DECEA e da FAB para o Evento.


Aproveitando a ocasião, pode verificar in loco o trabalho desenvolvido, a estrutura montada e o funcionamento do Sistema Radar durante o voo de homologação do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).


Com o “pronto” para a Operação, o Sistema Radar TPS-B34 do Esquadrão Aranha passa a compor o cenário estratégico do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro, estabelecido para a segurança do espaço aéreo durante a Conferência Rio +20.


 


Fonte: 2º/1º GCC

Revisão: Telma Penteado (RJ 22794 JP) - telmatbp@decea.gov.br