Notícia Destaque

Escritório Brasileiro de Ligação para a Segurança da Navegação Aérea junto à EUROCONTROL tem novo chefe

O Programa DECEA-EUROCONTROL apresentou diversas oportunidades e já alavancou o desenvolvimento do SISCEAB em diferentes áreas, como Tecnologia da Informação, Cultura Organizacional e Governança.


publicado: 03/02/2022 09:20

 






O Departamento de Controle e Espaço Aéreo (DECEA) promoveu no último dia 24 de janeiro a substituição da chefia do EBL-SNAER - Escritório Brasileiro de Ligação para a Segurança da Navegação Aérea junto à Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL).

Deixou o cargo de chefia do EBL-SNAER o Tenente-Coronel Aviador Fábio Lourenço Carneiro Barbosa, após dois anos na função. O novo chefe é o Tenente-Coronel Aviador Hugo Dominato Rossi, que assumiu o cargo no último dia 24 de janeiro, na presença do diretor-geral da EUROCONTROL, Eamonn Brennan.

A função constitui parte do Programa DECEA-EUROCONTROL e tem a finalidade de viabilizar e facilitar assuntos pertinentes aos acordos e contratos celebrados entre o Comando da Aeronáutica (COMAER) - representado pelo DECEA - e a EUROCONTROL.

Uma das funções da chefia é assistir e propor atividades e projetos com potencialidade de participação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). Outra atividade é acompanhar as ações do Single European Sky ATM Research – SESAR para os assuntos de interesse do DECEA.

Como um dos exemplos, citamos a implantação do Airport-Collaborative Decision Making (A-CDM) em Guarulhos. O conceito fora apresentado pela Agência europeia ao Brasil e toda a infraestrutura de tecnologia fora construída com assessoramento direto de especialistas ligados à entidade desde 2017. O A-CDM contribui para a eficácia de mais de 32 aeroportos dentro da Europa e já produz boa indicação de eficiência para o Brasil. Saiba mais sobre o assunto clicando no link a seguir:

https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/40256.

Outra área fomentada pelo Programa é a Gestão de Performance. A destacada posição de um Oficial de Ligação dentro da Agência europeia, possibilitou a transferência de conhecimento em tratamento e análise de dados, programação em softwares de estatística Project-R e R-Studios, bem como a inédita produção de relatórios de gestão e comparativos. Para mais informações visite o site do Programa.

A governança baseada em indicadores de performance é uma área em franca expansão em instituições que o DECEA é signatário como a CANSO e a própria Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). A robusta participação dos representantes brasileiros junto à EUROCONTROL nesse campo provocou a convocação do Brasil a fazer parte do Global Air Navigation Plan – Performance Expert Group (GANP PEG) da OACI e do Performance Benchmark Working Group (PBWG) da EUROCONTROL. Assim, o DECEA também está ajudando a construir as melhores práticas de gestão no sistema de aviação.

O Programa ainda possui projetos em franco desenvolvimento, como o Total ATM BR, para gestão de recursos humanos ATC; o International NOTAM Office para o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA); o Surveillance Analysis Support System for ATC Centre (SASS-C) para o Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), dentre outras negociações em andamento.

O Tenente-Coronel Barbosa trabalhou junto à Organização europeia desde dezembro de 2019, e destacou a importância da posição para os objetivos institucionais: “Essa oportunidade do DECEA poder contar com um oficial na estrutura da EUROCONTROL congrega diversas vantagens inéditas para o SISCEAB. Muitos conceitos e ferramentas que se consagram na navegação aérea brasileira aparecem antes aqui, como o A-CDM, o Point-Merge, o Safety Net e a própria Gestão por Performance com os seus Key Performance Indicator para a aviação. Estar nos corredores dessa entidade permite não só achatar a curva de aprendizagem nos novos projetos, mas também fazer parte da construção de novas abordagens, como no caso do trabalho do GANP-PEG ou do PBWG”. Ele também ressalta que, como a Agência é também uma prestadora de serviço de navegação aérea (com Gestão de Fluxo, Serviço ACC, Informação Aeronáutica etc.), esta representação se diferencia bastante de outras missões do DECEA no exterior que estão em posições exclusivamente regulatórias.

O novo chefe

O Tenente-Coronel Aviador Rossi é praça de 1998. Ingressou no DECEA em 2010, no Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), onde se formou Piloto Inspetor. Trabalhou no Subdepartamento de Operações (SDOP), de 2015 a 2020, como chefe da Seção de Planejamento ATM. Nessa posição, participou de projetos como a TMA SP NEO, a Centralização de Planos de Voo, o A-CDM e o próprio Programa DECEA- EUROCONTROL.

“Estou muito orgulhoso e honrado em assumir essa posição estratégica para o COMAER e para o DECEA. Tenho certeza que Programa continuará contribuindo para o desenvolvimento da aviação no Brasil e para robustecer a resiliência institucional do SISCEAB em atender a demanda da sociedade na dimensão que esta se apresentar, seja em momentos de crise, como nos últimos anos, seja em crescimento contínuo como esperamos para o futuro” - declarou o Tenente-Coronel Rossi, ao assumir o cargo.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte: EBL-SNAER
Editado por Daisy Meireles (RJ 21523 JP)
Edição de imagens: Fábio Maciel (RJ 33110 RF)