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Entra em operação nova funcionalidade do Sistema de Busca e Salvamento que emite alerta antes de ocorrer um acidente aéreo
No Brasil, a grande maioria dos equipamentos de emergência instalados em aeronaves são de primeira geração (FGB). Recentemente, a Organização Internacional de Aviação Civil (OACI) recomendou mundialmente que todas as aeronaves fabricadas a partir de 2025 sejam equipadas com balizas de segunda geração (SGB).
O SGB foi implementado oficialmente em 2024, e somente os MCC dos EUA, França e Austrália possuíam certificação para tratar os alertas desse tipo de equipamento. Agora, o Brasil retorna para uma posição de destaque e referência em modernização e excelência, sendo o quarto MCC no mundo a processar dados SGB.
Sistema antigo
Sistema MCCNET homologado
O Sistema de Busca e Salvamento Brasileiro (SISSAR) é gerenciado pela Força Aérea Brasileira (FAB), em prol de resgatar pessoas envolvidas em acidentes aéreos ou marítimos. O SISSAR atua em conjunto com o COSPAS-SARSAT, sistema internacional de localização de equipamentos de emergência.
Esse sistema, por sua vez, é composto por satélites, antenas, balizas de emergência e pelos Centros de Controle de Missão, onde são processados os sinais de alerta. Em uma situação de perigo, os equipamentos de emergência são acionados, enviando um sinal para os satélites, que retransmitem rapidamente para as antenas. Os dados processados pelo MCC geram uma localização com coordenadas geográficas.
Os grupos de satélites são compostos pelos sistemas LGM: LEOSAR, GEOSAR, e o mais moderno MEOSAR. Cada grupo possui tecnologias distintas, sendo utilizados, por exemplo, para o GPS (Sistema de Posicionamento Global).
Da mesma forma, cada sistema possui sua respectiva antena: LEOLUT, GEOLUT e MEOLUT, com capacidades diferentes. Além da certificação de processamento de dados SGB, o Brasil é o terceiro País com homologação LGM das Américas, superando, por exemplo, o MCC do Canadá, da Rússia e do Japão.
O Centro Brasileiro de Controle de Missão COSPAS-SARSAT (BRMCC) foi declarado como IOC (Capacidade Operacional Inicial) para os Sistemas LEOSAR, GEOSAR, e MEOSAR, Balizas de Primeira e de Segunda Geração e para o novo avanço tecnológico, a capacidade ELT-DT (Transmissor Localizador de Emergência – Rastreamento de Socorro), que permite localizar um avião em emergência, ainda em voo, e coordenar um resgate antes mesmo de ocorrer um acidente.
A prestação deste serviço representa um avanço significativo para as atividades SAR do BRMCC, da FAB e do Brasil, mantendo os altos índices de performance que nos faz ser referência no cenário da aviação mundial.
Assessoria de Comunicação Social – ASCOM DECEA
Texto: Cap Av Paulo Ricardo - SAR CINDACTA I
Fotos: Luiz Eduardo Perez, Fábio Maciel e 1S BCT Marília
Edição: Telma Penteado
Revisão: Luciene Alves