Notícias

“Elo Social” chega ao CINDACTA IV

publicado: 24/04/2009 12:35

 




Mais um passo foi dado rumo à capacitação e à formação dos “Elos Sociais” dos Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) no DECEA. Desta vez, foi o Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo CINDACTA IV que de 13 a 17 de abril recebeu uma série de profissionais da área de Serviço Social do DECEA - e de outros setores da FAB - para a realização do Primeiro Treinamento para Formação de Elos Sociais dos Destacamentos Subordinados ao CINDACTA IV.


O treinamento teve por objetivo formar e estruturar os dezoito futuros elos dos Destacamentos do Norte do País, que irão atuar em seus respectivos órgãos como agentes de Serviço Social.


 Promovido pela Divisão de Apoio ao Homem (D-APH) e coordenado, em parceria, pela Assistente Social do CINDACTA IV, Julia Cristina Malfacini Farias, o evento foi aberto pelo comandante do Centro amazônico, Brig Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos, que ressaltou a importância da realização desse projeto na unidade, sobretudo por mobilizar ações que visam ao aprimoramento daqueles que são os bens mais valiosos da Força Aérea: homens e mulheres, servidores da instituição. 



Os futuros elos assistiram a palestras sobre Serviço Social, Assistência Social, Operacionalização do Programa de Benefícios, Recursos de Assistência Social (RAS), dentre outras. Uma série de atividades orientadas - como a realização de oficinas de elaboração de projetos e a confecção de NPA (Norma de Ação Padrão) - garantiram aos participantes a oportunidade de execução dos procedimentos na prática.


 


[slideshow=27]






O que é Elo Social?



Idealizado inicialmente pela Tenente Elizângela, Assistente Social do CINDACTA III, os “Elos Sociais” tomaram forma e ganham o País com os treinamentos que vêm, desde novembro do ano passado, sendo promovidos pela D-APH.



Esses elos foram criados a partir da necessidade do apoio ao efetivo, sitiado em localidades distantes, e que não contam com as mesmas facilidades de acesso dos grandes centros, onde estão situadas as suas sedes.



Busca-se estreitar os caminhos entre os DTCEA e suas sedes, garantindo alcance e abrangência às ações de assistência social, auxiliando processos como, por exemplo, o de concessão de benefícios sociais, previstos pelo PASIC 3 (ICA 161-1/2006): fornecimento de cestas básicas; kit de material escolar; medicamentos; material de construção; etc.



Assim, a partir das demandas sociais coletivas apontadas no Destacamento, o elo também precisa estar apto a desenvolver projetos sociais.



A edição de junho da Revista Aeroespaço virá com uma reportagem sobre a implantação dos elos sociais nos Destacamentos por todo o País e os primeiros resultados alcançados pelo projeto.


 


Assessoria de Comunicação (ASCOM/ DECEA)

Daniel Marinho - Jornalista

daniel@ciscea.gov.br

Fotos: Luiz Eduardo Perez