Notícias
Efetivo do DECEA demonstra espírito de corpo, liderança e comprometimento durante Marcha Militar
O efetivo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) demonstrou seus valores militares como espírito de corpo, liderança, força de vontade e comprometimento durante a Marcha Militar, realizada nesta quinta-feira (19), nas imediações do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Pico do Couto (DTCEA-PCO). Cerca de XX militares percorreram uma distância de quase 5 quilômetros, a passo de estrada, até a unidade.
“Esse exercício faz parte do nosso plano de atividade, com objetivo de demonstrar para o próprio militar a sua capacidade de vencer desafios. Todos que imaginaram que subir até aqui seria difícil viram que é possível. Na vida militar, muitos desafios vão aparecer e eles podem ser ultrapassados com a nossa força de vontade e devido preparo. Sinto muito orgulho em estar à frente do DECEA e ver a tropa sendo valorizada a partir do nosso cuidado para que este exercício acontecesse sem nenhum incidente”, declarou o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi.
O exercício foi organizado pelo Subdepartamento de Administração (SDAD) do DECEA. De acordo com o Chefe do SDAD, Brigadeiro do Ar Raul Carlos Camara Borges, todo o preparo e organização para o evento levou cerca de cinco meses. Além do comboio de 12 viaturas que levaram os militares ao ponto inicial da marcha, também participaram três ambulâncias e dez batedores militares da Polícia da Aeronáutica para garantir a segurança da tropa.
“A marcha visou elevar o espírito de corpo e treinar a tropa do DECEA. Tivemos todo cuidado na preparação para que não ocorresse nenhum problema relacionado a fadiga. Além disso, foi uma maneira do DECEA prestar uma solidariedade ao DTCEA-PCO que sofreu muito com vários desmoronamentos por contas das chuvas no início deste ano. Foi um prazer estar junto a este efetivo”, destacou o Brigadeiro Camara.
Além de todo o cuidado com a estrutura, o SDAD determinou ainda que somente participassem militares que não tinham restrições para realizar o Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF). Na chegada ao DTCEA-PCO, o grupo, que estava organizado por FALERT, foi recebido com uma cerimônia militar e um almoço para todo o efetivo. O exercício cumpriu a sua missão ao demonstrar que o efetivo do DECEA está preparado para o pronto emprego em possíveis situações que possam se apresentar.
Confira as fotos da Marcha neste link.
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Tenente Fernandes
Revisão: Capitão Aviador Rodrigues
Fotos: Fábio Maciel