Notícias

DTCEA Santa Maria apoia o atendimento às vítimas de tragédia

publicado: 31/01/2013 16:55

 




O dia 27 de janeiro de 2013 ficará marcado para sempre na memória dos habitantes da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Como foi bastante noticiado pela imprensa nacional, um incêndio na boate Kiss vitimou, até o momento, 231 pessoas.

[slideshow id=170]

O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Maria (DTCEA-SM) está operando ininterruptamente, desde às 6h do dia 27, com todo seu efetivo motivado e ciente de estar ajudando aos sobreviventes da tragédia.

Vários filhos de militares do DTCEA Santa Maria estavam no local e conseguiram sair ilesos. Não tiveram a mesma sorte, o Primeiro Sargento BCT Luiz Carlos Ludin de Oliveira, ex-militar do Destacamento, que prestava serviço na Base Aérea de Santa Maria (BASM), e a irmã do Soldado Leonardo Moro Medeiros, pertecente ao efetivo do DTCEA, que faleceram.

O sentimento de tristeza atingiu praticamente todo o efetivo da Unidade, consequência da perda de parentes ou de amigos.

Passados os primeiros momentos de perplexidade e consternação, o Destacamento começou a se organizar para atender ao esforço aéreo, disponibilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e por Organizações Civis para transportar médicos, socorristas, materiais de apoio médico, feridos e corpos.

Imediatamente foram acionadas equipes de reforço para a Torre de Controle, Seção Técnica e Controle de Aproximação.

Vários militares, alguns de férias e outros da reserva remunerada, voluntariamente se disponibilizaram para participarem das equipes e ajudarem no que fosse necessário.

O movimento de pousos e decolagens no aeródromo da cidade atingiu a marca de mais de 200 tráfegos nos dias 27 e 28 de janeiro.

A presença diversificada de aeronaves e helicópteros foi um ponto notório e marcante. Para atender à demanda, os horários de funcionamento de todos os setores ligados ao serviço de tráfego aéreo foram prolongados. Como consequência, todas as escalas operacionais foram refeitas e adequadas.

Diante da necessidade, um militar especializado em Informações Aeronáuticas foi disponibilizado pelo DTCEA Canoas.

O Major Especialista em Comunicações Ulisses Salustiano da Rosa, que assumiu no mês de dezembro o Comando do Destacamento, disse que já se sente muito orgulhoso por servir com os homens e mulheres que trabalham no DTCEA.



Fonte e fotos: Seção de Comunicação Social do CINDACTA II

Edição: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydsm@decea.gov.br