Notícias

DTCEA Salvador incorpora Controle de Aproximação de Aracaju

Em continuidade aos esforços para a racionalização do uso de recursos humanos o DECEA deu mais um passo rumo à otimização de seus serviços no último dia 27 de fevereiro.


publicado: 01/03/2021 17:51

 




A data referendou a etapa inicial da transferência do Controle de Aproximação de Aracaju (APP-AR) para o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador (DTCEA-SV), com o estabelecimento da operação paralela do APP-AR a partir das instalações do Controle de Aproximação de Salvador (APP-SV).

 

A iniciativa foi estabelecida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), em estreita coordenação com o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), com intuito de promover, além da eficiência da gestão dos recursos humano e financeiro, um melhor atendimento no apoio ao homem, proporcionando ao seu efetivo o acesso a mais recursos e facilidades.

 

A fim de viabilizar a primeira etapa do processo, foram realizadas diversas ações para assegurar a continuidade, nos mesmos níveis de segurança operacional, da prestação do serviço no controle convencional do APP-AR, tais como:

• estudo de viabilidade para a transferência de responsabilidade jurisdicional;

• confecção do Plano de Transferência Operacional (PTO), que definiu as ações e estratégias básicas nos âmbitos operacional e técnico;

• publicação do PCA 11-367 (Plano Específico do DECEA para a transferência do APP-AR para o DTCEA-SV);

• elaboração de um Plano de Movimentação Específico;

• confecção do Documento de Gerenciamento do Risco à Segurança Operacional (DGRSO).

 

No que diz respeito aos aspectos técnicos, os requisitos básicos para a prestação do serviço são comunicações e informações para o controle convencional. Neste caso, foram elencadas, alguns recursos importantes para a operação, como: telefonia, SMA (frequências), canalização, central de áudio, STVD, auxílios à navegação e auxílios meteorológicos.

 

Na área administrativa, houve a necessidade de transferência de controladores do DTCEA-AR para o DTCEA-SV, bem como a habilitação de controladores do APP-SV para operar no APP-AR. Seis controladores de tráfego aéreo do APP-SV passaram pelo processo de habilitação em APP convencional para apoiar o efetivo de Aracaju durante a operação paralela.

 

Para um escopo futuro, espera-se otimizar o emprego operacional desses APP. Para isso, o CINDACTA III vem realizando estudos, no âmbito da Divisão de Operações e da Divisão Técnica, com objetivo de analisar a viabilidade de incorporação da Terminal Aracaju como um setor da Terminal Salvador.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Texto: Daniel Marinho

Fotos: Fabio Maciel / Luiz Carlos (CINDACTAIII)