Notícia Destaque

Destacamento de Petrolina divulga Projeto Carreira Militar em escolas do município

O objetivo é despertar o interesse dos estudantes em ingressar na Aeronáutica


publicado: 14/05/2019 12:29

 




Com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre as atividades da Força Aérea Brasileira (FAB) e divulgar as formas de ingresso na carreira militar, o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Petrolina (DTCEA-PL) tem realizado palestras nas escolas do município. O público-alvo são alunos das redes públicas e privadas do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, localizados nas cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

A ação, coordenada pelo Subdepartamento de Administração do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), visa despertar o interesse dos estudantes em seguir a carreira militar, além de estreitar os laços institucionais com os órgãos públicos e privados de educação. É a terceira edição do projeto que busca reproduzir, neste ano, os resultados positivos alcançados em 2017 e 2018.

Seguindo o cronograma, no dia 24 de abril, os alunos do 9º ano do Colégio da Polícia Militar Petrolina Anexo 1 foram contemplados com a visita. Em sua apresentação, o Comandante do DTCEA-PL, Tenente Paulo Augusto Lacerda de Almeida Pinto, falou sobre as atividades realizadas pela FAB, os processos seletivos, os requisitos e as oportunidades de carreira. Foi exibido também um vídeo promocional do Projeto Carreira Militar, com o foco na divulgação das diversas especialidades da Força Aérea.

Os alunos conheceram as ações da FAB no universo das redes sociais, como Twitter, Facebook, Flickr, Instagram e Youtube. “Levar as informações de ingresso aos potenciais futuros integrantes da nossa Força é oportunidade que muitos jovens não têm, mesmo com a facilidade de acesso à informação que nos dias atuais existe, poucos participantes das palestras tinham conhecimento sobre as formas de ingresso na Aeronáutica”, destacou o Tenente Lacerda.

Para os estudantes, essa experiência, considerada única por muitos deles, é uma oportunidade para que esses jovens tenham uma nova e possível realidade. “Pude conhecer um pouco mais sobre as formas de ingresso dentro da Força Aérea. Sempre tive vontade de seguir a carreira militar, só não sabia por onde começar, agora é continuar estudando para seguir o meu sonho”, comentou a aluna Ysadora Verena Ribeiro de Souza, do 9º ano do Colégio da Polícia Militar.

Ao final, o oficial recebeu o agradecimento do Subcomandante do Colégio da Polícia Militar Petrolina, Major Celso Alves Júnior. “É uma satisfação para nós recebê-lo, pois acredito que essas visitas motivarão os alunos e irão refletir nas suas escolhas”, afirmou.

Visita aos alunos da Escola Clementino Coelho

No dia 25 de abril, foi a vez dos estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho, localizada em Jardim Maravilha, Petrolina, receberem o comandante do DTCEA-PL, para a apresentação da palestra sobre a campanha de divulgação da carreira militar na Força Aérea.

Os alunos do 2º ano participaram de um bate-papo e tiraram dúvidas sobre as diversas formas de ingresso na FAB. "Foi um presente para mim a vinda dos militares ao colégio. Fiquei muito interessado em conhecer mais sobre as profissões militares da FAB, desejo prestar concurso", disse Miquéias Araujo Luna, 17 anos, estudante do 2º ano do ensino médio.

Segundo a assistente de gestão da Escola Clementino Coelho, as visitas proporcionadas pela Aeronáutica abrem novas perspectivas para os alunos. “Muitos estudantes terminam o ensino médio sem saber qual profissão seguir. Informação é poder e quanto mais informações tiverem, mais oportunidades surgirão. Isso faz com que despertem neles o interesse pela carreira militar”, ressaltou a docente.

Para o Sargento Bruno Thiago Jardim dos Santos, elo social do DTCEA-PL, participar desse projeto é extremamente gratificante. “Essa integração com as escolas é uma forma dos alunos conhecerem o nosso trabalho e servirem como agentes multiplicadores, disseminando as informações adquiridas a seus familiares e amigos, além de despertar o interesse em fazer parte da Força Aérea Brasileira”, pontuou.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA Reportagem e Fotos: Denise Fontes


Assunto(s): SDAD Carreira Militar