Notícia Destaque

DECEA recebe visita de comitiva da OACI para organização do evento DRONE ENABLE/4

publicado: 06/03/2020 14:41

 




Estão a todo vapor os preparativos para o Simpósio DRONE ENABLE/4, fórum internacional realizado pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), em parceria com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Pela primeira vez no Brasil, o evento será realizado de 9 a 11 de setembro, no hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, com o tema “Enfrentando hoje os desafios de amanhã”.

Desde o início desta semana, uma equipe de representantes da OACI, liderada pela Secretária Leah Hanrahan, foi recepcionada pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, além do alto comando da organização, acompanhada de equipe de execução, para acertar os últimos detalhes do fórum, que reúne a indústria, academia, governo e organizações internacionais do setor de aviação não tripulada.

De acordo com Leah Hanrahan: “o espaço escolhido para a realização do evento atende a todos os requisitos estabelecidos pela organização, com versatilidade e qualidade acima do esperado”.

O objetivo do fórum é possibilitar um intercâmbio sobre as melhores práticas, lições aprendidas, além dos desafios da integração dos sistemas de aeronaves não tripuladas (do inglês, Unmanned Aircraft System - UAS) e do gerenciamento de tráfego (UTM - Unmanned  Traffic Management).

Nesta edição, o DRONE ENABLE/4 apresentará as tecnologias existentes, as pesquisas em andamento e atividades comerciais e não-comerciais deste crescente segmento da aviação.

Para a Major Aviadora Daniele Lins, participante do Painel de Aeronaves Remotamente Pilotadas da OACI, com o avanço do desenvolvimento para o gerenciamento do tráfego de sistemas de aeronaves não tripuladas UTM, continua a existir a necessidade de direcionar esforços para a integração das aeronaves não tripuladas (UA - Unmanned Aircraft), de forma segura, a uma estrutura finita de espaço aéreo.

“Permanece o requisito primário de facilitar esta integração sem impactar negativamente a segurança de operações da aviação tripulada e de pessoas e propriedades no solo, levando em consideração a segurança e a equidade de acesso para todos os usuários do espaço aéreo”, opinou.

Histórico

A OACI atua como facilitadora no processo de integração do sistema de aeronaves não tripuladas (UAS). Assim, promoveu simpósios globais para solicitar informações atualizadas sobre gerenciamento de tráfego UAS.

O propósito dessa atividade foi o de sintetizar informações relevantes compiladas a partir da Solicitação de Informações (RFI), e utilizar esses dados para proporcionar uma abordagem harmonizada para apoiar o desenvolvimento e o emprego de sistemas UTM.

No evento inaugural DRONE ENABLE, realizado em setembro de 2017, em Montreal, no Canadá, foram submetidas iniciativas relativas aos componentes estruturais do UTM, incluindo sistemas de cadastramento com identificação e rastreamento remotos e sistemas de comunicações para controle e gerenciamento.

O DRONE ENABLE/2, realizado em Chengdu, na China, em setembro de 2018, abordou o tema “Do UTM ao ATM – Transição da Segregação à Integração”, com foco nas soluções para integração entre o UTM e os sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo (ATM).

O DRONE ENABLE/3 foi realizado novamente em Montreal, em novembro de 2019, com o tema “Facilitando a Inovação do Futuro”. Desta vez, foram destacados os desafios sobre o desenvolvimento de um sistema UTM.

Assessoria de Comunicação Social  
Texto: Gisele Bastos
Fotos: Luiz Eduardo Perez


Assunto(s): Drone Enable