Notícias

Diretor-Geral participa de homenagem na LABACE

publicado: 14/08/2015 15:17

 




O Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, participou de uma homenagem aos controladores de tráfego aéreo mais antigos formados pela Escola Técnica de Aviação em São Paulo (ETAv), no início da década de 40.

D3U4961

A premiação aconteceu durante a Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (Labace) - maior feira de aviação executiva da América Latina, realizada em São Paulo, de 11 a 13 de agosto, no Aeroporto de Congonhas.

Em sua 12ª edição, mais de 150 marcas expuseram produtos voltados para a aviação executiva. Entre os expositores, as maiores empresas de fabricação de aeronaves e produtos, e prestadores de serviços para empresas e aeronaves.

Na cerimônia de abertura do evento, o primeiro homenageado, Francisco Drezza, hoje com 91 anos, recebeu uma placa em agradecimento “por sua vida de dedicação ao desenvolvimento da aviação no Brasil”, entregue pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato e pelo Reitor e Presidente da Embry Riddle School of Aviation, Doutor John Watret.

A cooperação entre Brasil e Estados Unidos teve início em 1943, quando o Presidente Getúlio Vargas aprovou o termo firmado pelo Ministro da Aeronáutica Salgado Filho, representando o governo brasileiro, e o cidadão norte-americano John Paul Riddle, para a cessão, organização e manutenção de uma escola técnica de aviação nos moldes da matriz, com sede em Miami.

A ETAv foi criada para apoiar a Escola de Especialistas da Aeronáutica, em funcionamento desde março de 1941, na Base Aérea do Galeão, com o objetivo de atender a crescente demanda de alunos pelo mercado de aviação.

Em solenidade subsequente, foram homenageados os quatro outros alunos pioneiros do tráfego aéreo no Brasil. Foram convidados o Vice-Diretor do DECEA, Major Brigadeiro do Ar José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho, e o Presidente da CFLY Aviation, Comandante Francisco Lyra, para entregar a placa ao Sr. Alberto Bertolucci.

O Brigadeiro do Ar Gustavo Adolfo de Oliveira, Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA e o Vice-Presidente Sênior de Relações Exteriores da Embry-Riddle, William Hampton, entregaram a placa de reconhecimento ao Sr. Remy Ferreira.

Em seguida, foi a vez do Sr Nelson Perez receber a premiação, entregue pelo Coronel Especialista em Controle de Trafego Aéreo Jorge Wilson de Avila Ferreira Penna, Presidente da Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAER), e pelo Vice-Presidente de Relações Corporativas e Governamentais da Embry-Riddle, Lou Seno.

Para entregar a próxima homenagem, subiram ao palco o Coronel Aviador Jarbas de Oliveira Pinto, Chefe do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), e o Sócio-fundador da C-FLY Aviation, Decio Yoshimoto, para entregar a placa ao Sr. Irineu Tonon.

Por fim, mais uma vez, o Sr Francisco Drezza, foi convidado ao palco e resumiu seu sentimento em algumas palavras: “muito obrigado, por tudo”, disse.

Na ocasião, o Diretor-Geral do DECEA foi convidado a fazer uso da palavra. O Tenente-Brigadeiro Aquino enfatizou o brilhantismo da iniciativa de homenagear os pioneiros do controle do tráfego aéreo no Brasil.

“É de fundamental importância conhecermos nossas origens para projetarmos nosso futuro. Devemos repetir os acertos e evitar os erros, vislumbrando o crescimento da aviação. Precisamos contar com pessoas plenamente capacitadas, com qualidades, para continuarmos garantindo segurança operacional. Isto tem um significado enorme para o controle de tráfego aéreo. É um novo recomeço, novos tempos estão por vir. E uma parceria contribuirá para o novo modelo que poderá ser desenvolvido”, destacou o Oficial-General.

O evento marcou ainda o anúncio da retomada de ações da universidade americana no Brasil, em atendimento a demanda profissional da aviação comercial e outras áreas da ciência aeronáutica nas próximas duas décadas.

Uma destas iniciativas será desenvolvida em conjunto com a C-Fly Aviation – empresa gestora de ativos aéreos responsável por consultoria técnica para operações de voo e de compra de aeronaves particulares –, com o objetivo de aumentar exponencialmente a capacitação aeronáutica.


Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA
Reportagem: Gisele Bastos (MTB 3833 PR) - giselegclb@decea.gov.br
Fotos: Fábio Maciel (RJ 33110 RF) - fabiofrm@decea.gov.br


Assunto(s): DGCEA LABACE