Notícias

Diretor-Geral enaltece efetivo na comemoração dos 11 anos do DECEA

publicado: 09/10/2012 09:19

 




Há 11 anos, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) iniciava suas atividades de planejamento, gerenciamento, operação e controle das atividades relacionadas ao controle do espaço aéreo, à defesa aérea nacional, ao serviço de busca e salvamento e às telecomunicações do Comando da Aeronáutica.

A história do DECEA porém, vem de mais longe. A continuidade dada ao trabalho da Diretoria de Rotas Aéreas (DR) e da Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Voo (DEPV) remonta, há mais de 70 anos, à condição de única instituição do País detentora do conhecimento necessário e atualizado e dos recursos adequados ao exercício das complexas atribuições inerentes ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, o SISCEAB.

Sobre os frutos gerados pelas DR e DEPV e pelo DECEA, o Diretor-Geral, Tenente-Brigadeiro do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes, declarou: "Foram nossas raízes, nossa gênese, que delinearam, desde sempre, as principais vias pelas quais todo este manancial de conhecimento, tecnologia e de ações empreendedoras desenvolveu-se e vem se aperfeiçoando e se fortalecendo ao longo dos anos".

Para comemorar essa data histórica, 5 de outubro, foi realizada uma cerimônia militar no hangar do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), presidida pelo Ministro Chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt de Oliveira. Outras presenças marcantes à cerimônia foram o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito; o ex-Ministro da Aerónáutica,Tenente-Brigadeiro do Ar Mauro José Miranda Gandra; o ex-Comandante de Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista; o Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar José Américo dos Santos; o Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (COMAR III), Major-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho; o Presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Antonio Gustavo Matos do Vale; além de Diretores e Superintendentes da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC); autoridades dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares; Oficiais-Generais, membros do Alto-Comando do Exército e da Aeronáutica.

[slideshow id=151]

O Diretor do DECEA, em sua Ordem do Dia, enalteceu o efetivo, afirmando: "Agradeço, desse modo, a todos os profissionais, civis e militares, mulheres e homens, que ininterruptamente dedicaram - e hoje dedicam - seu esforço e entusiasmo à manutenção do alto padrão do SISCEAB. Comemoramos hoje o orgulho e o mérito de fazermos parte deste vitorioso time. Que este momento, de justificado júbilo, também seja mais uma oportunidade para refletirmos sobre a importância de nos mantermos unidos no fiel cumprimento da nossa missão e conscientes da certeza de que agindo com profissionalismo e respeito às instituições a que pertencemos, estaremos honrando e dignificando o futuro da nação brasileira. Parabéns ao DECEA pelo seu 11º aniversário. Parabéns, sobretudo, ao eficiente e valoroso efetivo do DECEA".

Durante a comemoração, foram entregues prêmios aos Graduado, Praça e Servidora Civil Padrão de 2012:

Graduado: Suboficial BET Luiz Cáudio Amora (Divisão de Avaliação Técnica)
Praça: Cabo SAD Jefferson Siqueira Flores (Seção de Gestão Orçamentária)
Funcionária civil: Iza Maia Silva Barbosa (Subdepartamento Técnico)

Em outra fase da cerimônia, foram entregues as medalhas por tempo de serviço: 30, 20 e 10 anos, respectivamente, ouro, prata e bronze.

Medalha de Ouro - 30 anos

Coronel Aviador Leonidas de Araujo Medeiros Junior (SDAD)
Tenente-Coronel Esp Com Luiz Sergio Soares Macedo (SDTE/PAME-RJ)
Suboficial Mus Danilo Dutra Fonseca Oliveira (Seção de Segurança e Defesa)
Medalha de Prata - 20 anos

Tenente-Coronel Engenheiro Marcelo Scheid (Divisão de Avaliação Técnica)
Capitão Esp CTA Francisco Ediberto Nascimento (Divisão de Busca e Salvamento)
Primeiro Tenente Esp CTA Marcelo Marques Lobo (Seção de Planejamento Tático)
Segundo Sargento SDE Marcelo de Souza Mendonça (ASEGCEA)
Medalha de Bronze - 10 anos

Segundo Tenente Esp CTA Davi Monteiro de Medeiros (Seção ATM)
Como forma de reconhecimento, um lembrança comemorativa foi ofertada aos ex-Diretores presentes à cerimônia: uma maquete da console do novo sistema de controle do espaço aéreo, denominado Sagitario (Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatório de Interesse Operacional). Foram agraciados os seguintes oficiais-generais:

Tenente-Brigadeiro do Ar José Américo dos Santos
Tenente-Brigadeiro do Ar Paulo Roberto Cardoso Villarinho
Major-Brigadeiro do Ar Normando Araujo de Medeiros
Major-Brigadeiro do Ar Irineu Rodrigues Neto
Major-Brigadeiro do Ar Paulo Hortêncio Albuquerque e Silva
Hoje, o DECEA tem mais de 12 mil profissionais envolvidos nas atividades do SISCEAB e, para a gestão e operação destas atividades, mantém um corpo de recursos humanos de alto grau de especialização. Profissionais de reconhecido gabarito que elevam a organização a permanentes e exemplares patamares de excelência.

O resultado desse trabalho revela-se na atuação cotidiana do órgão e nos serviços prestados aos usuários, que corroboram os 95% de conformidade em procedimentos operacionais e de segurança, aferidos em recente Auditoria da Organização da Aviação Civil Internacional, OACI, que coloca o DECEA entre os cinco provedores de serviços de navegação aérea mais eficazes do mundo.

Além disso, o Brasil – por meio do DECEA - é uma das cinco mãos que capitaneiam a nave CNS-ATM no mundo, compartilhando providências para o novo modelo de navegação global, com os Estados Unidos, o Japão, a União Européia e a Austrália.

Portanto, assim justifica-se a celebração desses 11 anos, como bem afirmou o Diretor-Geral: "Nessa comemoração, destacamos a relevância de se preservar, entender e, sobretudo honrar a história do SISCEAB, reverenciando a todos aqueles que nos precederam e fazem hoje de nós a prova viva de que somos capazes de ir sempre além dos nossos limites, na constante busca de proporcionar o controle do espaço aéreo brasileiro cada vez mais eficaz, seguro e soberano".

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Edição: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisdsm@decea.gov.br
Fotos: Luiz Eduardo Perez (RJ 201930 RF) e Fábio Maciel (RJ 33110 RF)