Notícia Destaque

Dia Mundial do Meio Ambiente: DECEA realiza ações de sustentabilidade

A organização reafirma o seu compromisso em administrar os recursos com eficiência e responsabilidade


publicado: 05/06/2020 11:47

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realiza diversas ações de sustentabilidade juntamente com as unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) do Complexo Santos-Dumont, no Rio de Janeiro (RJ). Para isso, está em implantação, por meio da Divisão de Assistência Integrada (DAIN) do Subdepartamento de Administração (SDAD) do DECEA, o Plano de Logística Sustentável (PLS) que abrange, além do Órgão Central, as suas Organizações Militares (OM) apoiadas e subordinadas em todo o Brasil.

O PLS utiliza ferramentas de planejamento com objetivos e responsabilidades definidas, ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, que permitem ao órgão ou à entidade estabelecer práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração Pública.

Os membros das comissões do PLS trabalham na atualização do inventário de bens e materiais de consumo, assim como na implantação da gestão dos resíduos gerados e da coleta seletiva e uso racional de materiais de consumo, de energia elétrica e água. Eles atuam, também, na melhoria da qualidade de vida do ambiente de trabalho, no aprimoramento dos processos de licitação de compras e contratações sustentáveis e compartilhadas, compreendendo obras, equipamentos, serviços de limpeza, de telefonia, de transporte, apoio administrativo e de manutenção predial e construções; e, ainda, na redução de gastos e de emissões de poluentes.

“Uma grande conquista do DECEA foi a formação das comissões do Plano de Logística Sustentável (PLS), do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e da Comissão de Coleta Seletiva Solidária, cujo o empenho dos membros vem resgatando uma nova filosofia na administração pública, que visa a sustentabilidade socioambiental e econômica. Dentro da Lei estamos cuidando do meio ambiente e executando um trabalho solidário, através do descarte de resíduos para as cooperativas de recicláveis e, consequentemente, reduzindo os custos do DECEA com a diminuição do valor de contratação para a retirada de resíduos em todo o Complexo Santos-Dumont e, assim, reduzindo o despejo de resíduos nos aterros sanitários”, destaca a Doutora em Gestão Ambiental, Ana Beatriz de Souza Gomes Brandão, chefe da Seção de Gestão e Planejamento de Meio Ambiente e Sustentabilidade do DECEA e coordenadora do PLS.

Ações realizadas

Das práticas aplicadas na área do Complexo Santos-Dumont, citamos a construção da central de resíduos, responsável pelo manejo de resíduos do complexo; as palestras de sensibilização ministradas pelas comissões; a produção de uma cartilha voltada ao efetivo para os cuidados com a segregação dos resíduos secos e úmidos; as mudanças da tarifa de energia elétrica, gerando economia nos gastos públicos; a instalação de aparelhos economizadores de água (redutores de pressão); a coleta seletiva solidária de resíduos recicláveis destinados à cooperativa de catadores;  a substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED, gerando a diminuição de potência instalada em 327 KW, além do uso de energia solar nas vias internas.

Responsabilidade socioambiental  

As organizações militares da Força Aérea Brasileira têm implantado diversas ações, entre elas, a redução do consumo de materiais (papéis, copos descartáveis, toneres/cartuchos); logística reversa de resíduos sólidos (pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos/toneres, pneus, óleos lubrificantes);  intensificação de coleta seletiva solidária.

O Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) realizou a modernização de todo o parque de iluminação das edificações da unidade com a instalação de lâmpadas de tecnologia LED.  A expectativa é de que o uso consciente dos recursos disponíveis contribua para a redução do desperdício e promova economia. “O CINDACTA III e seus Destacamentos Subordinados reafirmam o compromisso de continuar contribuindo de forma cada vez mais engajada com os propósitos de preservação do meio ambiente em que vivemos, com diversas ações em várias esferas dos eixos da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P)”, afirma o chefe da Subdivisão de Assistência Integrada do CINDACTA III, Tenente-Coronel Intendente Carlos Eduardo Teixeira.

No Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) foi adotada a logística reversa, procedimento no qual uma empresa ou organização devolve resíduos sólidos ao fabricante para o reaproveitamento do produto. O PAME-RJ realiza, desde 2013, esse processo com cartuchos, pilhas e baterias. “A iniciativa evita o desperdício, contribui com a proteção do meio ambiente e proporciona economia de recursos naturais e redução de gastos públicos”, pontua o engenheiro ambiental Daniel de Souza da Cruz, que atua no Setor de Sistemas Integrados do PAME-RJ.

Uma das iniciativas no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) é a Coleta Seletiva Solidária. O trabalho é organizado de forma participativa, engajando todos os servidores no cumprimento das ações socioambientais.

O Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) tem como princípio integrar o Plano de Logística Sustentável, por meio de otimização dos processos, economicidade e controle de atividades potencialmente poluidoras. “Um dos objetivos é aplicar as melhores práticas ambientais no cumprimento das atividades diárias e estimular a formação e o desenvolvimento da consciência ambiental do público interno”, revela o chefe do SRPV-SP, Coronel Aviador Chrystian Alex Scherk Ciccacio.

Cada vez mais as organizações militares da FAB estão conscientes da importância das ações de sustentabilidade em suas práticas de gestão.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA Texto: Denise Fontes Fotos: Fábio Maciel