Notícia Destaque

Destacamento do Pico do Couto participa de exercício de prevenção de desastres

publicado: 07/08/2017 12:45

 




O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Pico do Couto (DTCEA-PCO) participou do Exercício Conjunto de Apoio a Defesa Civil (ECADEC), um exercício anual que tem como objetivo simular eventos de acidentes naturais ou causados pelo homem que gerem ações de intervenção de várias esferas do poder municipal, estadual, federal e militar.

A terceira edição do ECADEC aconteceu no período de 31 de julho a 4 de agosto, no 32º Batalhão de Infantaria Leve, em Petrópolis-RJ, e contou com o apoio técnico e operacional do DTCEA-PCO.

A Força Aérea Brasileira participou do evento sendo representada por militares do Ministério da Defesa, Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE)., Hospital de Campanha (HCAMP), DTCEA-Galeão e DTCEA-PCO.

Pela primeira vez na história do ECADEC, um dos cenários simulados envolveu um incêndio florestal, supostamente ocorrido no entorno do Destacamento e ameaçando suas instalações.

O Destacamento aproveitou a oportunidade para realizar um treinamento conjunto de seu Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, contando com o apoio do Exército Brasileiro, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e da Reserva Biológica de Araras.

“O exercício teve o objetivo de capacitar os militares nas ações de prevenção e combate a incêndios florestais, além de identificar melhorias para edições futuras. Realizar o exercício em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a REBIO Araras possibilitou uma integração entre as equipes, além de testar a qualidade de nossa comunicação”, afirmou o Primeiro Tenente Pedro Henrique Morsch Mazzoni, Comandante do DTCEA-PCO.

O treinamento abrangeu diversas atividades do Plano, como localização de focos de incêndio, acionamento dos bombeiros e guarda parques, evacuação do efetivo, atendimento médico a feridos e combate a incêndios florestais.

Para atuar em ocorrências desta natureza, o DTCEA-PCO capacitou militares do efetivo para o combate a incêndios florestais, através de uma parceria realizada com o Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e Reserva Biológica de Araras.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte: DTCEA Pico do Couto
Revisão: Gisele Bastos (MTB 3833 PR) – giselegclb@decea.gov.br
Fotos: Sgt Manfrin (MD) e Sgt Fernanda Carvalho (DTCEA-PCO)