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Desenvolvimento da Mobilidade Aérea Urbana é tema de debate do segundo dia do SIRESANT

publicado: 01/12/2021 18:27

 




Neste segundo dia (1/12) do Simpósio Regional sobre Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (SIRESANT), que acontece até amanhã (2/12), a conscientização sobre o uso seguro das aeronaves não tripuladas (UA) e a integração desse tipo de aviação no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) foram assuntos de debate.

Promovido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e pelo Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), o evento tem o objetivo de compartilhar conhecimento e promover o intercâmbio das melhores práticas relacionadas ao tema.

O Chefe da Divisão de Operações do CINDACTA I, Coronel Aviador Anderson Belchior Zuchetto de Castro, foi o responsável por conduzir este segundo dia de evento. Na ocasião, o DECEA foi representado no Painel “Gerenciamento e Planejamento do Espaço Aéreo”, pelo Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Márcio André da Silva, Assessor da Seção de Planejamento de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) do Subdepartamento de Operações do DECEA e Gerente do Projeto UAM - Mobilidade Aérea Urbana.

Segundo o Capitão André, “A UAM prevê um sistema de transporte aéreo seguro e eficiente que usará aeronaves altamente automatizadas que operarão e transportarão passageiros ou cargas em altitudes mais baixas em áreas urbanas e suburbanas”, destacou.

O painel teve a participação, também, de Samuel Salomão, Fundador e Chefe de Produto na Speedbird Aero, empresa brasileira dedicada a desenvolver e operar sistemas de drones para logística, com mediação do Chefe da Seção de Sistema de Aeronave Não Tripulada do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Fábio Augusto Lima Rennó

Os palestrantes abordaram, entre outros assuntos, o papel dos órgãos reguladores, a integração dos setores envolvidos, os grandes desafios e as perspectivas para as operações – a médio e longo prazos – do EVTOL (Electric Vertical Takeoff and Landing, em português Veículo Elétrico de Decolagem e Pouso Vertical).

O EVTOL é uma das apostas da indústria nos próximos anos e, naturalmente, exigirá dos órgãos competentes uma regulação efetiva, sobretudo no que tange à segurança de seus usuários e da população. “Estamos nos preparando para atender a demanda de entrega, trabalhando para proporcionar ganho de tempo para a sociedade, mas pautado sempre na segurança da operação”, pontuou Samuel Salomão.

O painel sobre “Aerolevantamento e Aerofotogrametria de Aeródromos” contou com a participação do Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo da Reserva José Sebastião de Jesus Muniz, Coordenador da Seção de Geoinformação, Meteorologia e Aerolevantamento do Ministério da Defesa (MD) e do Tenente Especialista em Cartografia Nelson Feijoli Diamantino, Chefe da Seção de Operações de Campo do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA).

Em suas apresentações, foram destacados as principais vantagens das operações com uso das aeronaves não tripuladas; o aerolevantamento por meio de UA (do processo de inscrição à análise dos projetos); os principais passos para a certificação de uma aeronave não tripulada, vantagens das operações com UA e os Produtos de Aerolevantamento de Interesse da Defesa (PAID).

Em seguida, o comandante do Comando da Aviação da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Coronel Paulo Luiz Scachetti Junior, palestrou sobre o emprego nas atividades de segurança pública e de defesa civil e expôs os projetos de uso de UAS na PMESP.

Nesta terceira edição, o Gerente de Aeronavegabilidade na empresa Xmobots, Décio Gomes Palhas Junior, falou sobre os benefícios e novos desafios às operações além da linha de visada (BVLOS) com aeronaves remotamente pilotadas. “A operação tem alguns tipos de desafios, como o acesso ao espaço aéreo e a confiabilidade do sistema. É necessário ter um ambiente integrado e garantir a escalabilidade das operações de uma maneira segura e eficiente”.

Os interessados em ver ou rever o simpósio podem acessar a gravação que está disponível no canal do DECEA no Youtube.

Assista, amanhã (2/12), a transmissão ao vivo do terceiro dia do Simpósio Regional sobre Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (SIRESANT), através do youtube.

Participe!

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes (RJ 25254 JP)
Fotos: Luiz Eduardo Perez (RJ 201930 RF)