Notícias

Departamento de Controle do Espaço Aéreo completa 19 anos

publicado: 06/10/2020 16:12

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) comemora mais um ano de sucesso na missão de contribuir para a garantia da soberania nacional, por meio do gerenciamento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

São 19 anos de sucesso de uma história que começou um ano depois da criação do Ministério da Aeronáutica, em 1942, com o estabelecimento da Diretoria de Rotas Aéreas (DR). Desde então, o DECEA vem assumindo, por muitas vezes, posição de vanguarda em planos e projetos relacionados ao gerenciamento do tráfego aéreo.

Mas não é só isso, como um dos países-membros da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), o DECEA vem cumprindo com destreza, habilidade e comprometimento as recomendações para a promoção do desenvolvimento seguro e ordenado da aviação civil mundial.

A solenidade militar alusiva ao décimo nono aniversário foi realizada ontem à tarde, no hangar do III Comando Aéreo Regional, no Rio de Janeiro, com número reduzido de pessoas, atendendo as orientações de combate à pandemia do COVID-19.

O evento começou com o descerramento da placa da Galeria de Servidores Destaque do DECEA, que contou com a participação do Diretor-Geral, Tenente-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, e dos oficiais-generais do DECEA. Em breve discurso, o Tenente-Brigadeiro Heraldo destacou o momento especial como uma oportunidade de reconhecer o trabalho realizado pelo Graduado, Praça e Servidor Civil.

“Esta indicação é submetida a conselhos, aos oficiais-generais, e nós chegamos à conclusão de que todos eram merecedores pelo trabalho de altíssimo nível que realizaram. Hoje a cerimônia é simples, com pouca gente, mas todos que passarem pela entrada do prédio do DECEA vão ver quem são as pessoas que se destacaram. Esta é a maneira que temos de homenageá-los e reconhecer o trabalho de vocês”, ressaltou.

Os títulos de servidores destaque do DECEA destinam-se a homenagear aqueles que, por dedicação ao trabalho, revelaram alto desempenho diante de seus pares e superiores. As distinções são concedidas aos militares da graduação de Suboficial ou Sargento, aos Cabos, Taifeiros ou Soldados, e aos Servidores Públicos Civis, que preencherem os requisitos estabelecidos em norma interna.

A intenção é elevar o moral do efetivo militar e civil, além de destacar aqueles que se sobressaíram no desempenho de suas atividades. Receberam o título de Graduado Destaque: o Suboficial BCO Silvio José de Oliveira; o Praça Destaque foi o Cabo BLM Wallace Rodrigues Rosa e o Servidor Público Destaque foi Adriana Rebello de Almeida.

Acompanharam o Diretor-Geral na solenidade o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araujo; o Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; o Chefe do Subdepartamento de Operações, Brigadeiro do Ar Fernando César da Costa e Silva Braga; o Chefe do Subdepartamento Técnico, Brigadeiro do Ar Maurício Ferreira Hupalo; e o Chefe do Subdepartamento de Administração, Brigadeiro do Ar José Augusto Peçanha Camilo.

Na sequência, os homenageados se dirigiram para o hangar, onde receberam a placa de Servidores Destaque 2020. Participaram da cerimônia, o Diretor do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar R1 Rafael Rodrigues Filho; o Subcomandante da Escola Superior de Guerra, Major-Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Junior; o Comandante do III COMAR, Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; o Diretor de Administração da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Intendente Mauro Fernando Costa Marra; o Presidente do Clube de Aeronáutica do Rio de Janeiro, Major-Brigadeiro do Ar R1 Marco Antonio Carballo Perez e o Presidente da Comissão para Criação da Empresa Pública de Navegação Aérea, Major-Brigadeiro do Ar R1 José Pompeu dos Magalhães Brasil Filho.

Após a entrega das placas foi concedida a medalha militar. Criada pelo decreto n° 4.238, de 15 de novembro de 1901, a medalha faz um reconhecimento aos bons serviços prestados pelos oficiais e praças das Forças Armadas em serviço ativo. A imposição das condecorações teve como paraninfos o Diretor-Geral e o Vice-Diretor, o Tenente-Brigadeiro Heraldo e o Major-Brigadeiro Walcyr.

Receberam a medalha militar por tempo de serviço os seguintes militares:
30 anos – medalha de ouro
Primeiro-Tenente Gerson Elias

20 anos – medalha de prata
Tenente-Coronel Sabrina Bizarrias Pereira da Silva
Primeiro-Tenente Anderson Caversan de Aguiar
Primeiro-Tenente José Henrique Aquino Marques
Primeiro-Tenente Marcelo Pinheiro Amorim
Segundo-Tenente Fabio Pereira de Oliveira
Suboficial Josiel de Carvalho Ferreira

10 anos – medalha de bronze
Primeiro Sargento André Ferreira de Almeida
Segundo Sargento Raquel Vargas de Sant’ Anna de Moraes
Segundo Sargento Ralf Costa da Silva
Segundo Sargento Roberta Monteiro Rodrigues da Silva
Segundo Sargento Jéssica Laine Ribeiro Alves

Em seguida, o Diretor-Geral fez uso da palavra, momento no qual destacou as ações do DECEA diante do complexo cenário que o mundo enfrenta na luta contra a pandemia do COVID-19. “O nosso objetivo é manter as parcerias e contribuir com a viabilização do aquecimento do mercado aéreo. Estamos buscando intensificar a colaboração com a evolução segura, eficaz e sustentável da circulação aérea”, destacou.

Entre as medidas implementadas para readequação das operações aéreas, o Tenente-Brigadeiro Heraldo destacou a dilação do prazo de vencimento das tarifas de navegação aérea, a adoção de rotas aleatórias nas Regiões de Informação de Voo (FIR) Atlântico e Amazônico e a utilização de rotas diretas entre aeródromos, reduzindo o tempo de voo, a emissão de CO2 e o consumo de combustível.

Por fim, teceu agradecimentos a cada um dos integrantes do DECEA pelo sucesso das conquistas e o empenho para fazer frente aos desafios apresentados ao longo deste ano. “Com profissionalismo, integridade e comprometimento apresentamos à Força Aérea Brasileira e ao País uma contribuição primordial. Desta forma, permaneçamos empenhados no cumprimento de nossas atividades nesta organização que a todos orgulha”.

Assessoria de Comunicação Social
Texto: Gisele Bastos
Fotos: Luiz Eduardo Perez