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Delegação brasileira do DECEA participa da 13° Conferência de Navegação Aérea

publicado: 19/10/2018 11:35

 




No período de 9 a 19 de outubro, a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) realizou a 13° Conferência de Navegação Aérea (AN-Conf / 13) em Montreal, no Canadá. O Brasil, país signatário da OACI desde sua fundação, foi representado por uma comitiva do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

A delegação brasileira participou de painéis de discussão e apresentou workpapers com algumas ações em desenvolvimento no DECEA. O Diretor-Geral do Departamento, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, foi escolhido para ser o vice-presidente da conferência.

O encontro incentiva a colaboração entre os Estados Membros e as organizações internacionais no alcance de estratégias globais de planejamento, desenvolvimento e implementação de ações que contribuam para a segurança da navegação aérea.

A conferência reúne múltiplas perspectivas da aviação em torno de objetivos e do estabelecimento de prioridades para a comunidade aeronáutica em todo o mundo.

É também o momento em que os especialistas trazem a experiência de seus países, com o objetivo de definir acordos e recomendações nas principais áreas de desempenho do sistema de navegação aérea.

Uma vez consolidadas, estas orientações são submetidas para aprovação ao Conselho da OACI durante a 40ª Sessão da Assembleia, que será realizada em 2019.

A agenda do Comitê A foi dividida por temas: Item 1- Estratégia Global de Navegação Aérea; Item 2- Capacitação no Sistema Global de Navegação Aérea; Item 3- Melhorias no Sistema Global de Navegação Aérea; Item 4- A Implementação do Sistema Global de Navegação Aérea e o Papel do Planejamento e dos Grupos Regionais; e Item 5- Questões emergentes.

No Comitê B foram tratadas Questões de Segurança Organizacional, subdivididos em planejamento estratégico, implementação de gerenciamento de segurança, monitoramento e supervisão. Por fim, os últimos itens da agenda trataram dos Riscos da Segurança Operacional e Problemas Emergentes de Segurança.

Trabalhos apresentados pelo Brasil:

TRUST FRAMEWORK IN A DIGITAL ENVIRONMENT
O Coronel Engenheiro Alessander de Andrade Santoro, da Divisão de Tecnologia e Segurança da Informação do Subdepartamento Técnico do DECEA, trouxe a reflexão um tema bastante importante para a comunidade aeronáutica: o desenvolvimento de uma Rede estruturada e segura em ambiente digital. O militar solicitou apoio da OACI, em cooperação com a indústria e os provedores de serviços, para encontrar tecnologias que contribuam com a necessidade de cybersegurança no sistema de aviação civil internacional, em um futuro próximo.

UNMANNED TRAFFIC MANAGEMENT AND AUTONOMOUS OPERATIONS
O Tenente Coronel Aviador Mauro Carrinho de Moura, Comandante do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), abordou o tema “Gestão de Tráfego Desconhecido e Operações Autônomas”. O uso de aeronaves remotamente pilotadas, ou drones, tem sido utilizado como equipamento para a entrega de mercadorias, de forma ágil, em várias cidades do mundo. O método de desenvolvimento projetado para fornecer um controle do espaço aéreo em ambiente não tripulado, principalmente abaixo de 400 pés, foi intitulado gerenciamento de tráfego de sistemas de aeronaves não tripuladas (UTM). O Brasil está preocupado com essa demanda futura, que exigirá, no mínimo, sua regulamentação, mas é um tema que ainda precisa ser discutido por especialistas em aeronaves remotamente pilotadas (RPAS).

AIRSPACE CONCEPT AND ITS CORRELATIONS WITH ICAO DOCUMENTS
O Major Aviador Hugo Dominato Rossi, da Seção de Planejamento de Gerenciamento de Tráfego Aéreo do Subdepartamento de Operações do DECEA, apresentou dois workpapers. O primeiro foi sobre o projeto de reestruturação da Terminal São Paulo. Dimensionado para aumentar a eficiência do tráfego aéreo com a remodelação das rotas de voo por instrumentos com a inserção de técnicas da Navegação Baseada em Performance (PBN, do inglês Performance Based Navigation).

TECHNICAL COOPERATION BETWEEN BRAZIL AND ARGENTINA FOR ATFM IMPLEMENTATION
O Major Rossi falou ainda sobre a “Cooperação Técnica entre o Brasil e a Argentina para implementação do Serviço de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM)”, além de descrever outros acordos de cooperação ainda em processo de negociação com o Paraguai, Uruguai, Panamá e Bolívia.

MILITARY DIMENSION IN ATM REGIONAL SYMPOSIUM
Também da Seção de Planejamento de Gerenciamento de Tráfego Aéreo do SDOP, o 1° Tenente Especialista CTA Davi Monteiro de Medeiros, apresentou três workpapers na 13° Conferência de Navegação Aérea. Um deles deu destaque ao SWIM (do inglês, System-Wide Information Management), conceito mundial que propõe uma mudança de paradigma na prestação do serviço aeronáutico e na segurança da informação por ser um sistema interoperável, ou seja, que trabalha com padrões abertos. O conceito SWIM preconizado pela OACI aponta para o aumento da consciência situacional por meio da troca de informações em tempo real, asseguradas a qualidade, integridade e segurança.

REGIONAL SYSTEM-WIDE INFORMATION MANAGEMENT (SWIM) DEMONSTRATIONS
O segundo, em complemento ao primeiro, propôs na Conferência que sejam solicitados aos Escritórios Regionais da OACI apoia na realização de demonstrações regionais de gerenciamento de informação em todo o sistema (SWIM), através dos respectivos projetos dos Grupos Regionais de Planejamento e Implementação (PIRGs).

TRAJECTORY-BASED OPERATIONS (TBO)
Por fim, o 1° Tenente Davi apresentou o tema Operações Baseadas em Trajetórias (TBO), que apoia o desenvolvimento do conceito TBO pela OACI destacando seus benefícios. O documento discute a operação de modo misto, que resulta na implantação de recursos de TBO por membros da comunidade ATM. Além disso, o documento aponta a necessidade de uma rede segura, onde todas as partes interessadas sejam identificadas e a troca de informações seja resiliente às ameaças cibernéticas.

IMPLEMENTATION OF CPDLC IN A CONTINENTAL AIRSPACE FOR ATS PROVISION
A última apresentação foi do Capitão Engenheiro em Telecomunicações, Wallace Gutemberg Medeiros Luz, da Divisão de Coordenação e Delineamento Técnicos do Subdepartamento Técnico, que trouxe detalhes sobre a implementação do CPDLC (do inglês, Controller Pilot Data Link Communications) no espaço aéreo continental. A palestra versou sobre o Projeto LANDELL, que reúne um grupo de trabalho composto por engenheiros, especialistas em comunicações, controladores de tráfego aéreo e analistas de sistemas com o objetivo de planejar e realizar o teste operacional do conceito CPDLC no espaço aéreo continental brasileiro.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Gisele Bastos – jornalista
Fotos: Delegação DECEA