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DECEA reúne comunidade aeronáutica e apresenta resultados do projeto A-CDM
No Brasil, a implementação do A-CDM, por meio da CISCEA, foi viabilizada a partir de um acordo assinado entre DECEA e EUROCONTROL em 2015
O evento contou com a presença do chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Eduardo Miguel Soares; do assessor de Gestão Estratégica da Nav Brasil, Brigadeiro do Ar R1 Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira; do vice-presidente da CISCEA, Coronel Aviador Raul Carlos Camara Borges; do chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA, Coronel Engenheiro Alessander de Andrade Santoro; do comandante do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Coronel Aviador Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante; dos diretores da empresa Saipher, Luiz Tanaka e Fred Boratto; de representantes da empresa SITA, da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA), de companhias aéreas nacionais, concessionárias, operadoras do aeródromo e da navegação aérea.
Na abertura, o Brigadeiro Miguel deu as boas-vindas aos participantes e frisou a importância do evento, da troca de experiências e da parceria necessária entre os diversos atores da comunidade aeronáutica para que o conceito A-CDM atinja os resultados esperados. “Posso resumir em uma palavra a parte principal desse conceito: parceria. É o momento de rever o projeto, como foi feito, conhecer um pouco mais, analisar e ver como isso pode ser projetado para frente” - disse o chefe do SDOP.
Em seguida, o gerente do empreendimento para implantação do A-CDM e chefe da Divisão Operacional da CISCEA, Major Aviador Marcio Rodrigues Ribeiro Gladulich, iniciou sua apresentação dando enfoque quanto ao tempo disponível para a realização de múltiplas tarefas no contexto da operação de entrada e saída das aeronaves no aeroporto, onde a automação é uma grande facilitadora. “Hoje em dia conseguimos aproveitar melhor o tempo por conta das facilidades digitais, cumprindo um maior número de tarefas em comparação com o mesmo período antigamente. O tempo é igual, mas o dinamismo é muito diferente” - afirmou.
O Major Gladulich apresentou o histórico do projeto e suas etapas, desde a assinatura do acordo de cooperação operacional para a implantação do conceito no Aeroporto de Guarulhos, em 2017; a adequação do modelo A-CDM EUROCONTROL às necessidades da comunidade aeronáutica brasileira, em 2018; a validação dos indicadores no aeroporto de Guarulhos, descrição dos requisitos e concepção operacional, em 2019; o intenso treinamento dos parceiros, validação operacional, implantação do conceito e início da operação, em 2020 e a operação assistida, o desenvolvimento de indicadores de performance e entrega final do projeto, em 2021.
“Hoje, na era da informação, a comunicação integrada entre todos os participantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) se tornou possível, por meio da plataforma ACISP, gerando eficiência através de uma comunicação mais rápida” - destacou o Major Gladulich.
O gerente do empreendimento demonstrou ainda os diversos benefícios do projeto e os resultados já observados após a implantação do conceito no aeroporto de Guarulhos, através de indicadores e gráficos precisos, e os próximos passos do projeto. “A escolha dos próximos aeroportos a terem o A-CDM implantados dependem do interesse e da parceria das concessionárias, além da posição estratégica, quantidade de movimento e rotas aéreas”, finalizou o Major Gladulich.
O gerente de Operações do Aeroporto de Guarulhos, Alexandre César Freire, e o gerente da Nav Brasil responsável pela Torre de Controle do aeroporto de Guarulhos, Aderley Nunes de Lima, apresentaram as fases de implantação do projeto, importância da integração e parceria entre as partes e os benefícios observados no controle da movimentação no aeroporto desde a implantação do conceito, há um ano, principalmente com relação à previsibilidade dos voos, ao desempenho da pontualidade e à redução de taxiways e de congestionamento no pátio.
“Vou colocar aqui o que eu aprendi de melhor. O A-CDM é um processo, não é uma ferramenta, não é um aplicativo. É um conceito, e mais do que isso é uma cultura, e para poder colocar em prática, tivemos que passar por alguns desafios lá no aeroporto. É algo novo e nós tínhamos que nos adaptar, e hoje eu sou um dos maiores defensores desse conceito”, declarou Alexandre, sobre o processo de implantação no Aeroporto.
“Faz toda a diferença para o tráfego aéreo quando o controlador toma conhecimento e participa do processo como um todo. Levamos o conceito para dentro da cabine de controle e foi de suma importância tanto para os controladores quanto para o tráfego aéreo, porque facilitou o desenvolvimento e a aceitação dos procedimentos”, explicou Aderley Nunes, ao destacar os benefícios operacionais que a Torre de Controle já está colhendo.
Por fim, o Brigadeiro Miguel encerrou o evento agradecendo a todos que se envolveram e participaram de alguma forma do projeto. “Vamos continuar acompanhando de perto esse projeto no SDOP e, como vimos, é uma quebra de paradigma muito grande e um projeto bastante importante estrategicamente para o DECEA” - declarou.
A-CDM
O conceito A-CDM tem como objetivo melhorar a eficiência operacional, previsibilidade e pontualidade dos voos, tanto do lado do gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo (ATM, do inglês Air Traffic Management), como os processos operacionais das operações de chegada, turn-round e partida dos voos, mediante a tomada de decisões colaborativas.
No Brasil, a implementação do A-CDM, por meio da CISCEA, foi viabilizada a partir de um acordo assinado entre DECEA e EUROCONTROL em 2015. Na ocasião, fora acordada a cooperação entre as duas organizações para a otimização do intercâmbio de informações e dados operacionais de voos entre América do Sul e Europa, sobretudo no que tange à colaboração para o Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM – Air Traffic Flow Management).
Para saber mais sobre o A-CDM, clique aqui e acesse o site.
Reportagem: Camille Barroso - 1º Tenente Relações Públicas (CISCEA)
Fotos de Fábio Ribeiro Maciel (RJ 33110 RF )
Editado por Daisy Meireles (RJ 21523 JP)