Notícias

DECEA reúne Comandantes para tratar dos preparativos da Copa do Mundo

publicado: 09/04/2014 14:19

 




Na manhã do dia 09 de abril teve início a Reunião de Comandantes do SISCEAB para tratar dos preparativos para a Copa do Mundo 2014, dando prosseguimento à RECOSCEA, realizada no dia 08.

[slideshow id=218]

Após a abertura, o Chefe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Coronel Aviador Ary Rodrigues Bertolino, apresentou as principais atividades da Unidade para o evento, que tiveram por base todo o know-how apreendido por ocasião da Copa das Confederações e da Jornada Mundial da Juventude, ambas ocorridas em 2013.

Segundo o Coronel Bertolino, as ações serão conjuntas com a INFRAERO, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e com as empresas aéreas.

As áreas de proteção foram apresentadas, bem como as medidas com relação a imprevistos.

“Estamos tratando também de como se dará o fluxo e o gerenciamento de aeronaves nos aeroportos, nos pátios de estacionamento da aviação geral e nas Bases Aéreas, de modo a não impactar no andamento das atividades de controle do espaço aéreo brasileiro”, comentou.

“Com coordenação, tudo é possível”, concluiu o Coronel.

Dando sequência, tomou a palavra o Major-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral, Comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), que de pronto ressaltou que esta foi a primeira oportunidade fora do Comando-Geral do Ar (COMGAR) de falar sobre a nova estrutura da organização, que agora será efetivamente voltada para o emprego da Força Aérea Brasileira.

Durante sua apresentação o Brigadeiro Egito falou das atividades realizadas em 2013 e das que serão realizadas ao longo de 2014, tais como a Operação Ágata 8, a Copa do Mundo, os Alertas de Defesa Aérea, o evento Porteira Fechada, as operações de Busca e Salvamento (SAR), os Transportes Logístico Militar e as ações de cooperação civil-militar.

Segundo o Brigadeiro Egito, “em 2014 tem início uma nova doutrina de Comando e Controle com a reestruturação tanto da Preparação (capacitação dos profissionais), quanto do Emprego da Força Aérea propriamente dito”.

Quanto aos planejamentos da Copa, o Comandante ressaltou a maior coordenação da Unidade e que os exames de situação voltados para o evento já estão sendo verificados.

Finalizando o evento, o Major-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, Presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), agradeceu a presença de todos e lembrou a importância de olhar para o futuro, assumir e controlar riscos e ousar.

“Como vimos e sabemos os preparativos para a Copa do Mundo fazem parte de um longo trabalho, uma longa caminhada. Estamos em constante evolução e evoluir é ter coragem de mudar. É perseverar”, comentou.

“Não devemos temer. Temos é que estudar, nos capacitar e evoluir. Não vamos nos restringir ao antigo. Vamos ousar e evoluir”, finalizou.

Na manhã do dia 10, segundo e último dia desta reunião, tomarão a palavra a Assessoria de Segurança Operacional no Controle do Espaço Aéreo (ASEGCEA), com a exposição dos regionais (os quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – CINDACTA – e do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo – SRPV-SP).





Assessoria de Comunicação Social (ASCOM/DECEA)
Texto: Telma Penteado (RJ 22794 JP) - telmatbp@decea.gov.br
Fotos: Fábio Maciel (RJ 33110 RF) - fabiofrm@decea.gov.br e 2S Pantoja (ICA)