Notícias

DECEA reforça laços de parceria com Organização da Aviação Civil Internacional

Comitiva do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) se reuniu com o Secretário Geral da OACI dias após o Brasil ter sido reeleito para o Grupo I do conselho da instituição


publicado: 04/10/2022 05:28

 






O Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini, se reuniu, na tarde desta segunda-feira (03/10), com o Secretário-Geral da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), Juan Carlos Salazar Gómez, na sede da unidade, em Montreal, no Canadá. O objetivo do encontro foi estreitar os laços de parceria entre as instituições e discutir a preparação da 20ª Reunião do Grupo Regional de Planejamento e Implementação para as Regiões do Caribe e América do Sul (GREPECAS). Este ano, o evento será realizado no Brasil, na cidade de Salvador (BA), entre os dias 14 e 18 de novembro.

“A Força Aérea Brasileira e o DECEA estão sempre buscando contribuir para o desenvolvimento de novas técnicas de navegação aérea na América do Sul e é extremamente importante que essa atuação esteja em conformidade com a OACI. Esse encontro foi um marco no fortalecimento dos nossos termos de parceria, especialmente no ano em que o Brasil sediará uma edição do GREPECAS. Viemos nos colocar à disposição do secretário e dos países vizinhos na elaboração de boas práticas do controle do espaço aéreo”, destacou o Tenente-Brigadeiro Fiorentini.

O Grepecas foi criado pelo Conselho da OACI em 1990 e é coordenado pelos escritórios regionais. Os programas compreendem diferentes áreas da navegação aérea e seus objetivos estratégicos estão voltados para segurança operacional, proteção ambiental e desenvolvimento de um transporte sustentável.

Durante o encontro de hoje, Juan Carlos Salazar agradeceu a participação do DECEA no envio de oficiais da Força Aérea Brasileira para missões de interesse da OACI. O secretário também enfatizou o papel de destaque que o Brasil tem exercido nos assuntos relacionados à aviação civil internacional. Também estiveram presentes o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Márcio Bruno Bonotto; o Chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno; o Coronel Aviador Marcelo Jorge Pessoa Cavalcante e o Diretor Regional da OACI na América do Sul, Fabio Faizi Rahnemay Rabbani.

A reunião foi realizada dias após o Brasil ter sido reeleito membro do Grupo I do Conselho da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) para o período de 2023 a 2025. A votação ocorreu no último sábado (01/10), durante a 41ª Assembleia da OACI, em Montreal, no Canadá. O país recebeu a maior votação entre os candidatos ao Grupo I, com total de 158 votos dos 170 possíveis, o equivalente a 93%.

 
Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: 2T Jor Fernanda Pereira