Notícia Destaque

DECEA recebe visita técnica do Exército Brasileiro

publicado: 15/08/2022 16:17

 




No último dia 11 de agosto, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) recebeu a visita técnica do 5º Centro de Geoinformação (5º CGEO) do Exército Brasileiro, representados pelo Tenente-Coronel Carlos Alberto Pires de Castro Filho, Comandante da Organização Militar, e pelo Capitão Raphael Luiz França Greco.

O Chefe da Divisão de Normas do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Tenente-Coronel Diego Henrique de Brito, deu as boas-vindas e salientou a importância do intercâmbio.

O encontro ocorreu no auditório do SDOP, num contexto interdisciplinar entre o DECEA e o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA). O ciclo de palestras abrangeu temas referentes à Doutrina do Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (UAS) e atividades de Aerolevantamento com Drones.

A Seção de Coordenação e Controle de UAS foi a responsável por ministrar os conteúdos referentes às ações de planejamento e normatização do acesso ao espaço aéreo brasileiro por Drones e, da mesma forma, apontou as tarefas executadas pela equipe.

O Chefe da Seção de Normas de UAS também estava presente da reunião e salientou a importância da atualização das legislações e do momento oportuno para que os usuários participem dessas mudanças, já que as normas sobre Drones encontram-se no PRENOR para consulta pública (https://publicacoes.decea.mil.br).

Após a explanação do SDOP, o Tenente Nelson Feijoli Diamantino, Chefe da Seção de Operações de Campo (SOC) do ICA, juntamente com o Suboficial Renato Ignácio Figueiredo e o Sargento Tarcísio do Nascimento Tarciso, apresentou as tecnologias utilizadas pelo Instituto nas atividades de Aerolevantamento com Drones.

Além disso, demonstrou os produtos cartográficos gerados e validados, bem como os benefícios alcançados com a acurácia e aplicação operacional dos equipamentos.

“As missões de campo foram otimizadas e os resultados têm sido os melhores possíveis, o que significa dizer que essa tecnologia veio para ficar. É importante que as organizações se mantenham harmonizadas sobre o tema e que o DECEA permaneça com a divulgação das normas, só assim teremos um uso consciente e profissional”, afirmou o Chefe da SOC.

Segundo o Tenente-Coronel Pires, a visita técnica foi um divisor de águas para sua organização, pois, ao receber tantas informações, normas e possibilidades de aplicação operacional, passa-se a pensar em novas estruturas para proverem as atividades com aeronaves não tripuladas.

“Recebemos mais que aulas, a didática e dedicação dessa equipe foi o que mais chamou a atenção. Saio com a sensação de que precisamos nos debruçar mais sobre o tema. Foi excelente vir até o DECEA”, disse o Comandante do 5º CGEO.

Os voos de Drones têm aumentado exponencialmente e a profissionalização vem acompanhando esse crescimento. Muitos órgãos, públicos e privados, têm vindo ao DECEA na busca das melhores soluções, e o Departamento permanece de portas abertas para transmitir as boas práticas.

 

Assessoria de Comunicação Social - ASCOM DECEA Fonte: Subdepartamento de Operações do DECEA Revisão: Telma Penteado (RJ 22794 JP) Fotos: Marcelo Alves