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DECEA recebe cias aéreas e organizações do ramo na 6ª Reunião dos Usuários do SISCEAB

publicado: 23/05/2011 13:02

 




Companhias aéreas e demais organizações do transporte aéreo brasileiro tiveram, na última quinta-feira, 19 de maio, mais uma oportunidade para debater os assuntos em voga de interesse da comunidade aeronáutica.


A ocasião se deu no auditório da sede do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no Rio de Janeiro, onde representantes das citadas organizações foram recebidos pelos oficiais do DECEA - e unidades subordinadas - para a realização da 6ª Reunião dos Usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).


O evento foi aberto pelo Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro-do-Ar Luiz Cláudio Ribeiro da Silva, que afirmou, em seu discurso de boas vindas aos convidados, o caráter de reunião de trabalho de eventos deste gênero, tradicionalmente geradores de grupos de trabalho específicos e correlatos. No curso da reunião, o Brigadeiro também ponderou sobre algumas providências e ações a serem discutidas e adotadas em face às obras do Aeroporto Internacional de Guarulhos, previstas para iniciarem-se em agosto do ano corrente.


Sistemas e conceitos em fase de implementação no País, como a Navegação Baseada em Performance (PBN) e o Sistema de Aumentação Baseado em Solo (GBAS) foram abordados pelo Chefe da Divisão de Gerenciamento de Navegação Aérea (D-GNA) - divisão do SDOP -, Coronel-Aviador Luiz Ricardo de Souza Nascimento. O oficial deu ciência aos presentes do atual estágio de implementação do GBAS no Aeroporto Internacional do Galeão – já instalado e em etapa de testes – e da operação com o PBN, iniciada nas Terminais Aéreas de Recife e Brasília em abril do ano passado e com previsão de início de operação nas Terminais de São Paulo e Rio de Janeiro em abril de 2013.


Um assunto destacado enfaticamente pelo Coronel diz respeito à necessidade de remoção do que se entende por obstáculos no final de aproximações de certos aeródromos brasileiros, de modo a conduzir a correta adequação dos procedimentos destes aeródromos a um "standard" criado pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), denominado VSS (Visual Segment Surface) - em português, Superfície de Segmento Visual.


“Se estes segmentos não estiverem livres de obstáculos na data adequada, alguns importantes procedimentos de navegação aérea de alguns aeroportos poderão ser suspensos”, afirmou o Coronel.


 


Uma síntese da metodologia empregada para o cálculo de capacidade de pista em um aeródromo também foi detalhada no encontro. A explanação coube ao Capitão Armstrong, oficial do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA).


Ainda no final do evento, o Adjunto do Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Coronel-Aviador Frederico José Moretti da Silveira, relatou algumas importantes observações sobre a evolução dos voos orientados por regras visuais no País, os chamados Voos VFR.


Esta é a sexta reunião do gênero promovida pelo DECEA, por meio do seu Subdepartamento de Operações. Um encontro realizado com regularidade e fundamentado no processo de decisão colaborativa, preconizado pela OACI e estimulado pelo órgão central do SISCEAB.


Participaram do evento representante das organizações: Absa Cargo, Air France/KLM, Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Emirates Airlines, Líder Aviação, Tam Linhas Aéreas, Tap Portugal, Trip Linhas Aéreas, Variglog, Webjet Linhas Aéreas Econômicas, Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), International Air Transport Association (IATA), Infraero, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), bem como do DECEA e organizações subordinadas.


Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Daniel Marinho (RJ 25768 JP) - danieldhm@decea.gov.br

Fotos:  Luiz Eduardo Perez - perezlepb@decea.gov.brDECEA recebe cias aéreas e organizações do ramo na 6ª Reunião dos Usuários do SISCEAB  



Assunto(s): CNS-ATM CNS/ATM SDOP