Notícia Destaque

MD e DECEA reúnem-se para debater assuntos relativos à LAAD 2019

publicado: 14/02/2019 10:04

 




Na tarde desta quarta-feira, dia 13 de fevereiro, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), recebeu autoridades do Ministério da Defesa para apresentar como será o apoio institucional prestado à 12ª Edição da Feira de Defesa e Segurança da América Latina – LAAD Defence & Security 2019.

A comitiva do MD foi composta pelo Diretor do Departamento de Promoção Comercial (DEPCOM), Vice-Almirante Valter Citavicius Filho; pelo Gerente do Departamento, Capitão de Mar e Guerra Leonardo José Trindade Gusmão; ao Coordenador de Segurança Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), Capitão de Mar e Guerra RM1 Jefferson de Souza Oliveira; ao representante do Comando da Aeronáutica na SEPROD, Coronel Aviador Marcos Lourenço Freire; e ao represente do Exército, Coronel Nereu.

Após a recepção realizada pelo Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, a palavra foi passada ao Vice-Almirante Valter, que apresentou o DEPCOM, cujas responsabilidades, dentre suas muitas competências, dizem respeito à inserção de empresas brasileiras relacionadas à defesa no mercado internacional e aos diálogos de comércio e investimento em produtos de defesa.

Para se ter ideia da movimentação e dos investimentos em negócios de defesa, o Vice-Almirante apresentou uma série de dados, tais como:

- Em 2017 foram gastos 1.74 trilhões de dólares em produtos de defesa em todo o mundo;

- O Brasil está na 12ª posição no ranking dos países que mais investem em produtos de defesa, sendo que o gasto dos dez primeiros países desta lista representa 73% do investimento global na área;

- O Brasil investe 1,5 do Produto Interno Bruto (PIB) em Defesa, gerando 30 mil empregos diretos e 120 mil indiretos (dados de 2015), podendo chegar a 50 mil diretos e 190 mil indiretos em 2020 e 60 mil diretos e 240 mil indiretos em 2030; e

- No ranking de países da América Latina que investem em Defesa, o Brasil lidera a lista.

Com patrocínio da Embraer e organização da empresa internacional de eventos Clarion, a LAAD conta com o apoio institucional do Ministério da Defesa, das Forças Armadas, do Ministério da Justiça e da estrutura brasileira de Segurança Pública.

A última edição da Feira aconteceu em 2017, recebendo 37.100 visitantes altamente qualificados, 183 Delegações Oficiais, mais de 450 expositores e 442 autoridades de Segurança Pública.

Ao longo do evento os expositores tiveram a oportunidade de encontrar autoridades e as delegações e empresas realizaram 2.503 reuniões para tratar de negócios.

Para a edição deste ano, que será realizada no período de 02 a 05 de abril, nas dependências do RioCentro, no Rio de Janeiro, espera-se a visita de 38.200 pessoas e a presença de 445 Delegações Oficiais de 81 países.

Dando sequência às apresentações, o Coronel Lourenço apresentou a Secretaria de Produtos de Defesa e abordou as demandas que se referem ao Comando da Aeronáutica, mais precisamente ao DECEA.

“Temos a missão de fomentar a base industrial de Defesa e Segurança no Brasil, visando a sua consolidação e o seu desenvolvimento nacional e internacional”, ressaltou o Coronel.

Dirigindo-se às autoridades do DECEA e de outras Unidades da Força Aérea presentes à reunião, o Coronel Lourenço apontou as áreas em que necessita de apoio:

- gerenciamento do espaço aéreo no entorno do RioCentro, por meio da Rádio RioCentro, a ser estruturada e operada por militares do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º GCC) e do Serviço Regional de Proteção do Voo de São Paulo (SRPV-SP); e

- gerenciamento da área operacional no entorno da área de pouco ocasional, visando evitar o “runway incursion”, “incursão na pista” em português, que é um incidente em que uma aeronave, veículo ou pessoa não autorizada adentra em uma pista sem autorização, afetando drasticamente a segurança da pista.

A estrutura operacional, técnica e logística da Rádio RioCentro contará com uma Torre Móvel para operação rádio, gerador, sensores meteorológicos, antena TELESAT, VHF, redes de telefonia TF2 e TF5, climatização, shelter para Sala AIS e sala de gerenciamento de crise.

A movimentação de helicópteros na região por ocasião da LAAD é mesmo intensa. Em 2013 foram registrados 135 movimentos (entre pousos e decolagens). Em 2015 este número subiu para 144 e em 2017 foram registrados 140 movimentos sem incidentes/acidentes ou qualquer ocorrência grave.

A LAAD 2019 ocupará os cinco pavilhões do RioCentro, disponibilizando um estande de 60 m2 para a FAB, no qual o DECEA, através da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) apresentará ao público o projeto da primeira Torre de Controle Remota do Brasil, a ser inaugurada na ALA 12, no Rio de Janeiro. Este projeto pioneiro na América do Sul reduzirá significativamente os custos e aumentará a segurança da navegação aérea.

Acompanhe nos nossos Portais a participação do DECEA na LAAD.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA Texto: Telma Penteado – jornalista Fotos: Fábio Maciel