Notícia Destaque

DECEA recebe alunos da Escola de Especialistas para estágio supervisionado

publicado: 11/10/2017 14:00

 




“Pretendo ser o mais operacional possível dentro da minha especialidade, continuar pesquisando, quero crescer na carreira militar. O momento da prática é o mais esperado na Escola”, descreveu Alberto Mello Guedes, 21 anos, aluno do Curso de Formação de Sargentos (CFS) da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), na área de Informação Aeronáutica (SAI).

Alberto faz parte de um grupo de estagiários, 14 na especialidade SAI e dez na área de Meteorologia (BMT), que começou ontem, 10 de outubro, um estágio supervisionado no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no Rio de Janeiro.

Na recepção dos alunos, o chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP), Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento, afirmou que a entrada de novos militares é garantia de inovação. “Melhores práticas e novos métodos são muito importante para nós. Os senhores são a base”.

O conselho do oficial-general para os estagiários foi continuar se dedicando, estudando e respeitando as normas, com dignidade e respeito à farda. “A evolução é constante, os centros integrados de meteorologia estão mudando seu conceito de operação, por isso o conhecimento que os senhores trazem para o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) é muito importante”.

Sobre a incorporação dos militares, após formatura que acontece no início de dezembro deste ano na EEAR, o chefe do SDOP disse que a felicidade depende de cada um, não importa o lugar, pode ser em Tefé, no estado do Amazonas, ou no extremo sul, em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. “Os senhores estão começando uma carreira, as vagas são solicitadas de acordo com a demanda, sabemos que alguns vão para lugares longe da família, mas a felicidade está dentro de nós”, orientou.

Como melhor colocado da turma de SAI, o carioca Alberto tem a prioridade de escolher o local onde irá servir dentre as vagas ofertadas. Sua opção será assumir em uma organização onde sua especialidade seja mais representativa, como o Centro de NOTAM, no Rio de Janeiro. A inclinação pela carreira militar veio da irmã, a Sargento Adriana Gomes Guedes Guimarães, lotada na Ala 5 - em Campo Grande, no estado do Mato Grosso do Sul.

A jovem Daiane Soares Müller, de 22 anos, natural de Santa Maria (RS), primeira colocada na especialidade BMT, também teve em casa inspiração para a carreira. Seus avós serviram nas Forças Armadas – um foi Capitão do Exército e outro Suboficial da Aeronáutica –, e o pai, Luciano Borges Müller, é Suboficial no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Maria (DTCEA-SM).

Previsora nata, desde pequena gostava de acompanhar a previsão do tempo. Consequentemente, a escolha pela meteorologia aconteceu de forma natural. “Na escola aprendemos a fazer observação de superfície, de altitude, fazer lançamento de balão meteorológico, briefing, além de simular a comunicação com o piloto no Centro Meteorológico de Vigilância”, contou a nova graduada.

A expectativa de Daiane com o estágio é aprimorar o que foi aprendido na escola, experimentar a realidade do dia a dia da operação: “Sei que isto vai trazer mais segurança para o futuro”. Sobre o local onde será designada, ela é enfática: “Dei o meu melhor. Se não for voltar para o Rio Grande do Sul, está tudo bem. E, se as vagas forem todas para o Norte do Brasil, não importa, sei que será positivo”, enfatizou.

Estágio supervisionado

A programação do primeiro dia de estágio incluiu uma visita ao Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), organização responsável pela harmonização do gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo e demais atividades relacionadas à navegação aérea.

Após as boas-vindas do chefe, Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito, foi realizado um briefing sobre a organização. Em seguida, os alunos foram direcionados ao salão operacional, onde puderam acompanhar esse gerenciamento em tempo real.

No roteiro estava prevista, ainda, uma visita ao aeroporto Santos Dumont, para a especialidade BMT, e ao Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), para a especialidade SAI. No ICA, os alunos assistiram a um briefing sobre a unidade, que faz o planejamento, controle e execução de atividades relacionadas à cartografia e informações aeronáuticas, além da elaboração de procedimentos de navegação aérea e concepção de espaço aéreo.

Exercício prático

Na especialidade SAI, o graduado desempenha funções nos órgãos do SISCEAB, dentre outras, coletando e fornecendo as informações necessárias à realização dos voos. Também processa mensagens referentes ao controle da movimentação de aeronaves.

O estágio supervisionado SAI será em quatro posições operacionais do CGNA:
1 - Base de Dados (Plano de Voo Centralizado);
2 - Suporte técnico-operacional aos Centro de Informação Aeronáutica (C-AIS) e salas AIS automatizadas componentes do Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA);
3 - Gestão de planos de voo repetitivos; e
4 - Central AIS: posição responsável em suprir informações aeronáuticas para o gerenciamento de fluxo do salão operacional.

No ICA, os alunos irão passar por diversos setores:
- a Seção de Recebimento e Análise da Solicitação de Divulgação de Informação Aeronáutica;
- o Centro de NOTAM;
- a Divisão Operacional – Serviço de Informação Aeronáutica; e
- o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

Por fim, o treinamento contempla ainda o C-AIS Rio, na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Os alunos executarão as atividades relativas ao recebimento, análise e transmissão de planos de voo.

Na especialidade BMT, o graduado tem como atribuição: coletar, registrar, analisar os parâmetros meteorológicos e transmiti-los aos usuários da aviação, através de códigos e cartas prognosticadas, para fornecer segurança, eficiência e economia das operações aéreas.

No estágio supervisionado, os alunos meteorologistas terão diversas atividades:
- Observações Meteorológicas de Superfície no Aeroporto Santos Dumont;
- Vigilância Meteorológica  - serão auxiliares do previsor no CGNA;
- Atendimento aos Aeronavegantes no Centro Meteorológico Militar (CMM), na Base Aérea do Galeão;  
- e acompanhamento do lançamento do balão meteorológico na Estação Meteorológica de Altitude (EMA) do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA-GL).

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA
Gisele Bastos – giselegclb@decea.gov.br
Fotos: Fábio Maciel - fabiofrm@decea.gov.br